A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) divulgou neste sábado, 25, um relatório com tudo o que aconteceu de importante para o agronegócio no período de 20 a 24 de abril. No balanço da semana, a entidade mostra as movimentações no mercado dos principais produtos agropecuários.
Entre os destaques apontados pela CNA está a perspectiva de que os produtores de leite devem suprir toda a demanda nacional, já que estão em queda as importações de leite em pó. A retomada dos negócios no segmento de milho também está entre os pontos avaliados pelo relatório.
Lácteos
As consecutivas quedas nos valores internacionais de leite em pó inibem as importações brasileiras, apontando para um cenário positivo ao produtor brasileiro que suprirá, por inteiro, a demanda nacional, informa o relatório da CNA.
A queda nos preços dos principais produtos (leite UHT e leite em pó) e do leite spot no mercado interno causam preocupação em relação aos que serão praticados nos próximos meses. O preço pago em abril – referente ao leite produzido em março – está 9% mais baixo que no mesmo período do ano de 2019, cotado atualmente a R$ 1,43/ litro.
Milho e soja
Para o milho, a CNA verificou a retomada dos negócios em função do preço, que passou por uma leve ampliação ao longo da semana, seguindo o comportamento da cotação do dólar. No caso da soja, a manutenção das compras da commodity brasileira pela China impediu queda mais acentuada das cotações. O mercado andou de lado, mas sinaliza uma tendência de alta para as próximas semanas.
As informações são do Canal Rural, adaptadas pela Equipe MilkPoint.