O Chile teve redução de 3,2% na produção de leite durante o mês de agosto, o que confirma a tendência de menor dinamismo na produção devido às condições climáticas desfavoráveis registradas durante a temporada de inverno nos principais distritos leiteiros do país (IX e X regiões).
Com esta forte queda na produção a partir do segundo semestre, a recepção acumulada do período de janeiro a agosto de 2005 foi somente 3,8% maior do que a do mesmo período de 2004.
Vale destacar que essa redução no dinamismo que a produção de leite do Chile vem mostrando desde o começo da temporada poderá se acentuar no final do ano devido às baixas no preço em torno de 5% anunciadas pelas processadoras de lácteos a partir da atual primavera.
Durante os primeiros oito meses de 2005, o preço médio real do leite fresco no Chile (em pesos de setembro) chegou a 127 pesos chilenos (24,01 centavos de dólar) por litro, o que equivale ao mesmo valor pago pelas indústrias há um ano.
Sob esse novo cenário, as projeções oficiais do início da temporada que falavam em um crescimento na recepção de leite em torno de 10%, na prática, somente se traduziriam em um aumento entre 4% e 5%.
Em 11/10/05 - 1 Peso Chileno = US$ 0,001891
528,750 Peso Chileno = US$ 1 (Fonte: Oanda.com)
Fonte: Federação Nacional dos Produtores de Leite do Chile (Fedeleche), adaptado por Equipe MilkPoint
Chile tem queda de 3,2% na produção de leite em agosto
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.