Cepea: captação em 2006 cresce 1,87% sobre 2005

Segundo o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea), em 2006 as empresas captaram 1,87% mais leite que em 2005. Vale ressaltar que, segundo dados do IBGE, o crescimento médio da produção brasileira entre 2000 e 2005 foi de 4,86%.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Segundo o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L/Cepea), em 2006 as empresas captaram 1,87% mais leite que em 2005. Vale ressaltar que, segundo dados do IBGE, o crescimento médio da produção brasileira entre 2000 e 2005 foi de 4,86%.

O Cepea observa que esse aumento se refere basicamente à expansão da oferta no Rio Grande do Sul, onde o crescimento chegou a 15,22% frente a 2005. Se este estado for retirado da amostra, o volume captado em 2006 se torna 0,72% menor que o de 2005.

O estado de Goiás registrou uma redução na captação de 2,88%, em função do desestímulo generalizado à produção decorrida dos preços relativamente baixos desde o segundo semestre de 2005.

De acordo com o Cepea, de novembro para dezembro, houve um crescimento no volume de leite captado de 1%, provavelmente em função das chuvas que, no ano agrícola 2006/2007, iniciaram no período considerado normal e estão em níveis satisfatórios, ou até exagerado em algumas regiões.

O centro lembra que a produção brasileira de leite tem como base alimentar o pasto, cujo crescimento, nesta época do ano, é mais vigoroso em função das chuvas, das temperaturas elevadas e maior fotoperíodo.

No entanto, nessas condições há uma tendência de aumento na contagem bacteriana devido à maior formação de barro, em condição falha de higiene, o que influencia no valor recebido pelos produtores. Para as empresas que pagam por qualidade, este item pode representar cerca de 25% do valor da qualidade. As informações são da assessoria de imprensa do Cepea.

Gráfico 1: ICAP-L Índice de Captação de Leite (Junho de 2004 = 100). - Dezembro/06.

Figura 1
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?