Cepea: captação até julho é 2,79% maior em 2006

De acordo com o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L), o volume de leite captado em julho foi 3,92% superior ao captado em junho. No acumulado do ano, houve um acréscimo de 2,79% em relação ao mesmo período de 2005.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

De acordo com o Índice de Captação de Leite do Cepea (ICAP-L), o volume de leite captado em julho foi 3,92% superior ao captado em junho. No acumulado do ano, houve um acréscimo de 2,79% em relação ao mesmo período de 2005.

O índice se refere à captação por laticínios, incluindo cooperativas, em seis estados, e representa 75% da produção formal.

Segundo o Cepea, o aumento da captação em julho ocorreu em virtude da maior produção nesta época do ano no Rio Grande do Sul e no Paraná. Em Minas Gerais, houve uma estabilidade no volume captado e em São Paulo, Goiás e Bahia a produção diminuiu em função da estiagem prolongada.

Os pesquisadores do centro observam ainda que se o comportamento da produção nacional seguir semelhante ao de 2005 a partir deste momento (aumento de 2,79% de aumento), o Brasil teria a terceira maior taxa de crescimento entre os dez maiores produtores mundiais de leite, ficando atrás apenas da China e Argentina, segundo estimativas do FAPRI (Instituto de Pesquisa de Políticas para Alimentação e Agricultura - Food and Agriculturas Policy Research Institute).

Conforme o FAPRI, a oferta de leite na China neste ano deve ter um aumento de 16,49% frente a 2005, a da Argentina de 4,53% e a oferta do Brasil de 2,7%.

O Cepea informou ainda que com o aumento da captação em determinadas regiões e queda em outras, a utilização média das indústrias ficou praticamente estável - próximo a 70% da capacidade máxima - e indica uma redução frente ao mesmo período do ano passado, quando foi utilizado 82,6% da capacidade industrial dos laticínios.

A disponibilidade interna de leite formal também apresentou um aumento de 1,71% em julho, frente ao mês anterior. Segundo o Cepea, houve 6,84 equivalentes-litros de leite formal por pessoa no mês passado, considerando uma população de 186,6 milhões de habitantes. Em relação a 2005, a disponibilidade interna caiu 5,33%. As informações são da assessoria de imprensa do Cepea.

Gráfico 1: ICAP-L/Cepea - Índice de Captação de Leite (Junho de 2004 = 100)

Figura 1
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?