No município de Morada Nova, no Ceará, existe um fator que agrava ainda mais o problema da super oferta de leite no estado. É que há cinco anos, a Parmalat comprou a indústria de beneficiamento de leite do município, que pertencia à Companhia Brasileira de Laticínios (CBL), e transportou para Goiás os equipamentos que viabilizam a conversão do leite in natura em leite em pó.
Segundo o deputado José Maria Pimenta, se na época os pecuaristas já se viram desprovidos de uma grande alternativa de venda de leite, agora a situação é ainda mais crítica.
De acordo com ele, este ano, a CBL readquiriu a indústria de beneficiamento de leite e agora tenta, junto à Comarca de Morada Nova, restituir o equipamento. "Essa situação é insustentável, o equipamento pertence ao município", reclamou.
Ele disse isso porque a construção da indústria foi financiada com recursos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do Banco do Nordeste. Portanto, o Estado tem por direito a posse desses equipamentos. "Mais do que nunca se faz necessário o retorno desse equipamento. Os produtores de leite estão apoiando a CBL e creio que a Justiça vai decidir a nosso favor", afirmou.
Fonte: Diário do Nordeste/CE, adaptado por Equipe MilkPoint
CE: pecuaristas reivindicam indústria de beneficiamento
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 1 minuto de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.