O controle acionário da Batávia S/A - indústria de Carambeí, terceira colocada no mercado nacional de refrigerados, com 13% de participação - está sendo disputado por dois grupos investidores. A Perdigão confirmou ontem a negociação com a Parmalat. O outro grupo é formado pelas cooperativas que detêm 49% das ações - a Cooperativa Central de Laticínios do Paraná Ltda. (CCLPL) e a catarinense Agromilk.
O diretor geral da Batávia, José Antônio Fay, diz que as cooperativas ainda não se posicionaram sobre o assunto. "A princípio, elas pretendem manter sua participação na companhia".
No entanto, uma fonte ligada ao setor cooperativista garante que a CCLPL e a Agromilk também estão na briga, a fim de comprar a parte da Parmalat e assumir de vez o controle da empresa - hoje elas comandam a Batávia por meio de uma liminar que afastou a multinacional italiana da direção. "Existe um esforço para que elas possam comprar a parte da Parmalat. Inclusive já estão em andamento negociações para que o Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) abra um financiamento com esse fim", diz a fonte.
Fonte: Gazeta do Povo (por Eduardo Biagini e Fernando Jasper), adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.