ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Casu Marzu: o queijo mais perigoso do mundo é italiano

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 28/08/2020

1 MIN DE LEITURA

1
8

Atualizado em 21/03/2022

Os queijos podem ser encontrados das mais diversas formas, ainda mais na Itália, onde cada região é conhecida pelo seu queijo de assinatura. Feitos com leite de cabra ou de vaca, mais terrosos, adocicados, florais ou super salgados – existe um queijo ideal para cada pessoa, situação ou mesmo vontade. Existe até mesmo, um queijo para aqueles que gostam de viver no limite.

Na ilha italiana de Sardenha, uma receita passada de pais para filhos a séculos associa queijo, feito com leite de cabra a larvas de mosca. Isso mesmo. Aquelas pequenas larvinhas que aparecem quando carne ou outros alimentos estão apodrecendo.

Mas calma aí, não fique com cara de nojo – tudo aqui é feito com muita higiene e livre de doenças!

Chamado de Casu Marzu, esse queijo é feito à base de leite de cabras, e pode ser encontrado em diversas cidadezinhas interioranas na Sardenha.

A tradução de Casu Marzu literalmente significa “queijo podre”. As dezenas de centenas de larvas de mosca que crescem e se alimentam do queijo podem causar desdém e nojo numa primeira olhada, mas é exatamente a presença delas que dá ao queijo o seu sabor e textura típicos.

Esses pequenos seres criam buracos por toda a roda de queijo, e com isso, vão secretando enzimas que digerem parte das proteínas do alimento. O resultado? Um queijo muito mais cremoso, e com sabor encorpado.

As larvas chegam lá depois de uma exposição controlada a fêmeas da “mosca do queijo”, que deposita seus ovos na roda. Depois de 40 a 90 dias, a outrora sólida roda de queijo de cabra, se torna cremosa e cheia de buracos. O sabor final é picante, diferente, encorpado e a textura lembra até mesmo uma massa de biscoito.

Tudo isso é o trabalho das larvas. Hoje, esse queijo é uma das atrações principais em casamentos na Sardenha e outras ocasiões especiais. Acompanhado de um bom vinho tinto, se torna uma festa completa.

Além de perigoso, hoje poucas pessoas sabem como fazer o Casu Marzu propriamente, e o estado veio a proibir sua comercialização. Quem ainda produz o diferente queijo, produz para consumo próprio.

De acordo com a cultura local, com uma fatia de melão e uma torrada com azeite, o queijo é mais que perfeito, mas claro, se você tiver coragem de provar essa delícia peculiar que é encontrada na maravilhosa Itália.

As informações são do ClickPB.

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EILEEN VALERY DIETRICHKEIT

BLUMENAU - SANTA CATARINA

EM 28/08/2020

Matéria muito interessante mas não entendi por que é um queijo "perigoso"!?!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures