ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Casa cheia no Interleite Brasil 2019!

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 07/08/2019

6 MIN DE LEITURA

0
9

*Por Raquel Maria Cury Rodrigues, Coordenadora de Conteúdo do MilkPoint

Há 25 anos crescendo junto com o setor leiteiro, o Interleite Brasil, que ocorre nos dias 07 e 08 de agosto em Uberlândia/MG, é o evento que reúne toda a cadeia produtiva para falar de mercado, gestão, inovação e futuro. E como de costume, iniciou ‘os trabalhos’ hoje de casa cheia.

A mesa de abertura contou com Ronaldo Scucato, da OCEMG; João Cruz Reis Filho, do SEBRAE-MG; Paulo do Carmo Martins, Embrapa Gado de Leite; Marcelo Pereira de Carvalho, CEO da AgriPoint; Marcelo Costa Martins, da Viva Lácteos; Marcelo Candiotto, da CCPR; Alexandre Almeida, da Itambé; Gustavo Rossi, Sindicato Rural de Uberlândia e Luiz Carlos Rodrigues, da Girolando.

Prêmio Vidal Pedroso Faria para iniciar o evento com tudo!

Neste ano, a ganhadora do Prêmio Vidal Pedroso Faria foi Carla Maris Machado Bittar, engenheira Agrônoma pela ESALQ/USP (1994). Carla obteve seu Master of Science pela University of Arizona em 1997 e concluiu o doutorado em Ciência Animal e Pastagens na ESALQ/USP. Ela é professora do Departamento de Zootecnia da ESALQ/USP, em Piracicaba, SP, conduzindo trabalhos de pesquisa na área de Nutrição, Manejo e Metabolismo de animais de reposição, orientando alunos de graduação e pós-graduação. Também, Carla é uma das colunistas do MilkPoint.


Carla Bittar

Como melhorar o ambiente de negócios na cadeia do leite?

O primeiro painel, ‘Coordenação da cadeia e gestão’, deu start com uma discussão inusitada e que gerou um rico debate entre plateia e público: Como melhorar o ambiente de negócios na cadeia do leite?

O primeiro a falar foi Yago Sartori, Gerente de Captação da Embaré. Segundo ele, para que o relacionamento entre indústria e produtor seja sadio, o principal é a transparência. “Esse é o nosso foco. Para isso, utilizamos como ferramenta o Educampo, do Sebrae, como base para os nossos programas de fomento. Os resultados mostram que os produtores que estão ganhando mais dinheiro na atividade apresentam mais de 60% de margem, aumento da escala de produção e menor custo com os concentrados. Por isso, buscamos aumentar a produtividade e comprar alimentos mais baratos (Projeto Repasse de Insumo).

Na sequência, Juliano Silveira, da Gerente Geral de Suprimento de Leite da CCPR/Itambé comentou que a empresa se encontra com os produtores com frequência para entender as dúvidas e demandas dos mesmos. “Isso faz parte do nosso compromisso. Inclusive, estamos trabalhando com um app chamado Mais CCPR que encurta a distância entre a cooperativa e os produtores. Nosso Programa Fazenda Nota 10 visa a excelência dos nossos fornecedores e a comunicação direta com os mesmos. Relacionamento é a base de tudo e entendemos que se o produtor ganha, todo mundo ganha junto”.


Juliano Silveira

Para Fábio Philomeno, Gerente de Captação de Leite na Vigor, não adianta a gente querer ir contra o que o mercado está falando, sendo que um dos principais atores que dita as regras, é o consumidor. “Dentro da porteira, trabalhamos focados no relacionamento e damos condições de custo de produção para eles. Também, financiamos insumos, inclusive, com a possibilidade de parcelamento das cargas, disponibilização de assistência técnica com ênfase na eficiência produtiva, qualidade e gestão. Nosso programa de fomento oferece educação continuada, revistas técnicas, treinamentos e visitas pontuais nas propriedades focadas nas boas práticas. Construir um relacionamento de confiança com os produtores é o maior desafio nosso hoje”.

Segundo ele, há ainda uma desigualdade muito grande dentro da porteira, com diferentes níveis técnicos, abertura ou não para novas informações e qualificação da mão de obra. “A agroindústria é o elo responsável por apontar a direção e catalisar as transformações necessárias ao setor produtivo. O caminho é a mentalidade de fazer gestão. Investir em pessoas e conhecimento é o que precisamos para fazer isso acontecer de forma rápida”.

Na mesma linha, Sávio Santiago, Gerente de Matérias-Primas da Verde Campo, elucidou que hoje a empresa oferece um técnico para cada 18 produtores.

“Trabalhamos sempre com uma gestão voltada para a análise de mercado e um pool de insumos e financiamentos. A qualidade do leite é um dos itens que participam do resultado de todo o trabalho que realizamos. É legal destacar que 8% das nossas fazendas fornecedoras estão crescendo mais de 10% ao ano”.

Finalizando as apresentações, David Girão, Gerente da Betânia Lácteos, destacou que a empresa é a maior na área de lácteos do Nordeste e, recentemente, uma das inovações a fim de estreitar os laços com os produtores, foi o lançamento de um aplicativo que hoje conta com mais de 750 fazendas. “Pelo aplicativo fazemos o faturamento e a monitoramos a produção, ele pode ser utilizado para a compra de ração e insumos, oferece informações importantes, antecipa o saldo e limite de crédito e acompanha a qualidade do leite”.


David Girão

O projeto de assistência técnica da Betânia também contempla o incentivo do cultivo da palma forrageira.

Debate

As palestras geraram várias questões do público referentes a vários temas. Com relação a uma delas que abordou possíveis fraudes e problemas no leite, Yago disse que um dos motivos é que alguns produtores não aferem o tanque com frequência. Sávio comentou que na Verde Campo há um assistente que roda as fazendas com esse objetivo e que muitos problemas encontrados não são intencionais. Já Fábio, frisou que quando a fraude é intencional, a tolerância da Vigor é zero.

Questionados sobre a possibilidade de anunciarem os preços do leite logo no início do mês, David apontou que a Betânia já vem trabalhando dessa maneira. De acordo com Yago, há muita imprevisibilidade no mercado lácteo e a indústria também sofre com isso. Já para Sávio, isso envolve riscos, pois é uma ação que exige um estudo constante de mercado e é difícil por conta da maneira como o leite é negociado.

Sobre o pagamento por qualidade, David ponderou que até há um mês, a Betânia não trabalhava dessa maneira, mas, com a aprovação das normativas, passaram a trabalhar. Para Fábio, a qualidade vem melhorando espantosamente, pois o produtor entendeu que não tem mais escapatória. E Juliano, acrescentou que essa é uma oportunidade boa para qualificar os produtores da CCPR/Itambé.  

Educampo

Ainda pela manhã, João Cruz Reis Filho, Diretor Técnico do Sebrae/MG, contou ao público detalhes sobre o novo reposicionamento do Educampo.

Em mais de duas décadas, o Educampoiniciativa do Sebrae Minas, transformou o conceito de assistência técnica e gerencial no estado e contribuiu efetivamente para o desenvolvimento dos pequenos negócios rurais e de toda a cadeia produtiva. Neste período, mais de 7 mil produtores foram beneficiados em Minas Gerais. Entre os principais resultados estão a disseminação de tecnologias, a integração da cadeia produtiva e o aumento do lucro das propriedades rurais participantes.

E para continuar na vanguarda dos modelos de gestão no campo, o Sebrae Minas reposicionou o Educampo, criando uma nova estratégia que vai orientar a gestão dos pequenos negócios rurais. Além da geração de informações exclusivas e estratégicas, o Educampo disponibiliza projeções, cenários e análises integradas, que apoiam o planejamento e as decisões dos produtores e da cadeira produtiva do leite e do café.

Se você estiver no evento, poste suas fotos e vídeos nas redes sociais por meio da #interleitebrasil2019

REALIZAÇÃO

PATROCINADOR MASTER

PATROCINADOR OURO

PATROCINADOR PRATA

PATROCINADOR BRONZE

APOIO

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures