Captação do leite brasileiro vem consolidando recuperação

Nesta quinta-feira (14/09), o IBGE divulgou os dados do segundo trimestre de 2017 sobre a captação brasileira de leite. No período, o volume captado foi de 5,6 bilhões de litros de leite, queda de 3,4% em relação ao trimestre anterior. Entretanto, o acumulado do primeiro semestre de 2017 foi de recuperação em relação ao ano passado. Com um volume de 11,5 bilhões de litros, a captação foi 4,3% superior ao primeiro semestre de 2016.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Nesta quinta-feira (14/09), o IBGE divulgou os dados do segundo trimestre de 2017 sobre a captação brasileira de leite. No período, o volume captado foi de 5,6 bilhões de litros de leite, queda de 3,4% em relação ao trimestre anterior. Entretanto, o acumulado do primeiro semestre de 2017 foi de recuperação em relação ao ano passado. Com um volume de 11,5 bilhões de litros, a captação foi 4,3% superior ao primeiro semestre de 2016. 

*Fevereiro de 2016 teve 29 dias. Portanto, para o cálculo comparativo, considerou-se que o 1º semestre de 2016 teve um dia a mais do que o 1º semestre de 2017.

Gráfico 1: Evolução da captação entre o 1º semestre de 2017 e 2016. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Essa recuperação da produção (que vem ocorrendo desde o o segundo semestre de 2016) se deve principalmente às quedas nos preços dos grãos, aliadas aos preços pagos ao produtor que se fortaleceram com a queda ocorrida na produção entre 2015 e primeiro semestre de 2016.

Dessa forma, é possível ver que o RMCR (Receita Menos Custos de Ração), que impacta diretamente na rentabilidade final do produtor de leite, vinha mostrando elevações desde o início de 2017 e se tornou um forte impulsionador desse aumento de produção.

Gráfico 2: Evolução do RMCR mensal nos últimos anos. Fonte: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Na comparação trimestral, fica ainda mais evidente a recuperação que 2017 vem apresentando. Em relação ao mesmo trimestre do ano anterior, a elevação foi de 8% (a maior desde o 2º semestre de 2014), que por sua vez, havia sido -7,5% inferior ao 2º trimestre de 2015.

Gráfico 3: Variação de captação brasileira em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Nessa recuperação de produção, os estados de Goiás e São Paulo merecem destaque. Em relação ao mesmo trimestre de 2016, a captação elevou em 21,6% e 18% respectivamente. Dos principais produtores do Brasil, apenas Minas Gerais registrou variação negativa no período, porém, de apenas 1,7%.

Gráfico 4: Variação da captação estadual em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil

Para os próximos meses, deve-se esperar uma desaceleração nos níveis de produção, resultado principalmente da queda de preços do leite ao produtor.

A cadeia enfrenta dificuldades com a demanda final, o que vem causando pressões de baixa nos preços. Além disso, o valor da arroba do boi se encontra em elevação, e deve permanecer estável pelo menos nos próximos meses. Assim, se o preço ao produtor de leite continuar em retração, a relação de troca ficaria ainda mais desfavorável, (em agosto já foi a maior dos últimos cinco meses) - fato que poderia iniciar o descarte de vacas. Por isso, ao que o mercado indica, esse aumento de produção pode passar por uma desaceleração, pelo menos até o final do ano.

Gráfico 5: Relação de troca, litros de leite por arroba. Fonte: IBGE. Elaboração: MilkPoint Mercado.

captação de leite no Brasil
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 4
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

lauro de paula e silva
LAURO DE PAULA E SILVA

PAULO FRONTIN - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 21/09/2017

comparar o leite só a o custo da ração é injusto por que os outros insumos subirão o óleo dísel subiu os minerais subiu e os medicamentos e os químicos também aumentarão de valor assim o produtor vê a sua renda encolher a cada mês e as empresas cada vês mais ricas com  o leite importado URUGUAI. sera que ta certo isso?
Roney Jose da Veiga
RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2017

Amigo Marcos, vemos no setor produtivo como um todo esse ano de 2017 ações coordenadas predatórias agindo com o aval do Governo, leia Henrique Meirelles! Esse sujeito é o pai do arrocho que a soja, o milho, a carne, o leite e tantos outros produtos estão passando esse ano! Fora a absurda e irresponsável restrição de crédito que ele implementou!

Estamos pagando a conta, novamente! Esse sujeito falou a meses atrás que os juros continuariam altos por um tempo para repor as percas do setor financeiro com as políticas econômicas equivocadas do governo anterior!! Ou seja, temos que vender o que produzimos muitas vezes abaixo do custo para rentabilizar papel de banqueiro!!

Infelizmente esse foi e será o norte por pelo menos mais um ano!

Quem sobreviver a esse desmonte, sairá fortalecido e voltará a ganhar dinheiro com o agronegócio, mas muitos tombarão pelo caminho!

Já vimos esse filme antes !!

Nojo e Vergonha de ser Brasileiro!!!
Marcos Rodrigues Bragança
MARCOS RODRIGUES BRAGANÇA

PIRES DO RIO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2017

Muito se fala em consumo e produção, pouco se fala em importação e reidratação de leite em pó importado. Em um ano de baixo consumo, quem se beneficia destas ações?
Marcelo Branquinho Pereira
MARCELO BRANQUINHO PEREIRA

TRÊS CORAÇÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 17/09/2017

Esta recuperação é relativa. Pois 2016 caiu muito em relação a 2015 e 2015 também caiu em relação a 2014. Então é uma recuperação sobre uma base menor por isso digo que é relativa. E para o segundo semestre já vemos outro cenário , já está com uma desaceleração do crescimento e uma leve recuperação dos preços dos grãos e também uma recuperação no preço da arroba em Minas Gerais já vemos muitas vacas de leite nos frigoríficos.
Qual a sua dúvida hoje?