ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Canadá: crescem os apelos por mudanças nas cotas de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 11/04/2023

5 MIN DE LEITURA

0
1

Atualizado em 05/04/2023

Descarte de leite não é novidade no Canadá. Isso acontece há mais de 50 anos e está relacionado ao sistema nacional de gerenciamento da oferta de leite do Canadá. No entanto, desenvolvimentos recentes estão destacando problemas com o sistema e os atuais apelos por mudanças são intensos.

Atualmente não sabemos quanto leite está sendo despejado em todo o país, disse Sylvain Charlebois, diretor sênior do Agri-Food Analytics Lab da Dalhousie University, em Nova Scotia. “No momento, nada está sendo medido, então ninguém sabe o quão significativo é o problema”, disse ele.

“Tudo o que sabemos é que o despejo não é incomum. A Canadian Dairy Commission (CDC) e os conselhos provinciais de marketing simplesmente não querem falar sobre isso, pois expõe o lado negro do regime de cotas”, disse Charlebois, que atualmente está trabalhando com colegas para definir um número, mas não pode comentar mais neste momento.

Para revisar o gerenciamento da oferta, os produtores de leite no Canadá herdam ou compram 'cota' para uma certa quantidade de leite, para a qual são obrigados pelo CDC a cobrar uma taxa obrigatória. Os produtores são pagos apenas pelo leite dentro de sua cota, e qualquer excedente deve ser jogado no ralo. Qualquer venda de leite fora da cota pode resultar em multas pesadas ou mesmo na suspensão das licenças do produtor.

Certamente existem pontos fortes e fracos no gerenciamento da oferta, mas muitos o criticam do ponto de vista do consumidor. Conforme explicado em um dos dois jornais nacionais do Canadá, “o despejo de leite é feito deliberadamente para manter altos os preços do leite canadense. Desde a década de 1970, os produtores de leite canadenses estão sujeitos a um cartel sancionado pelo estado que limita artificialmente a oferta para aumentar os preços e garantir a lucratividade dos produtores”.
 

Despejo extra de leite

Além de uma quantidade desconhecida de despejo em andamento, durante a pandemia em abril de 2020, os produtores de leite na província de Ontário foram avisados pelo conselho provincial de marketing de que o descarte de leite começaria, mas o pagamento pelos volumes normais de cota continuaria normalmente. A demanda por leite caiu naquele ponto devido ao fechamento de escolas, restaurantes e outros negócios. O conselho chamou isso de “medida extraordinária”.

Então, durante a recente temporada de férias de 2022-2023, uma grande nevasca em Ontário e seus extensos fechamentos de estradas relacionados fizeram com que cerca de 45% dos produtores da província fossem direcionados para o descarte de milhares de litros de leite. Nesse caso, o conselho distribuiu as perdas financeiras entre todos os produtores de leite (mais de 3.300) em Ontário.

Isso não agradou a alguns deles, incluindo Paul Vickers. Ele declarou à mídia: “Eu joguei fora leite outros anos e ninguém realmente pensou duas vezes ou deu uma segunda olhada. Por que é diferente quando um ou dois, ou algumas pessoas fazem isso, em oposição a uma porcentagem maior dos produtores?”

Posteriormente, o conselho disse que considerará ajustar suas políticas de resposta a emergências.
 

Despejo em andamento

Vamos voltar ao despejo contínuo de leite no Canadá e por que o leite produzido em excesso para o valor da cota de uma fazenda não pode ser usado de outras maneiras.

A questão ganhou atenção nacional em 1º de fevereiro de 2023, quando um dos proprietários da fazenda de gado leiteiro Huigen Bros, no sul de Ontário, postou um vídeo no TikTok sem restrições sobre o assunto.

Jerry Huigen afirmou que eles estavam atualmente despejando 30.000 litros de leite porque sua produção estava acima da cota devido à alimentação mais consistente que as vacas em todo o país tendem a receber no inverno. “Desta vez vou a público”, afirmou. “Quero que o público veja a dor que os produtores têm, em 365 dias por ano, quando crianças crescendo em uma fazenda de gado leiteiro, vieram da Europa, trabalharam, trabalharam, trabalharam e aqui estamos nós.”

Nesse ponto, o CDC havia aumentado o que os produtores de leite canadenses cobram pelo leite sob o sistema de cotas pela terceira vez em cerca de 12 meses. No início de 2022, os "preços ao produtor" subiram substanciais 8,4%, depois 2,5% em setembro de 2022 e 2,2% em fevereiro de 2023.

Charlebois pediu ao CDC os dados que apoiam esses aumentos de preços, mas eles negaram todos os pedidos. “Sem dados, é difícil ver se o CDC não está distorcendo os resultados”, disse ele. Ele supõe que os aumentos de preços podem ser devidos aos custos mais altos de ração, combustível, fertilizantes e mão de obra para os produtores, “Não sabemos ao certo. Com acesso aos dados, poderíamos dizer como as fazendas são realmente administradas no Canadá, o que provavelmente é o motivo pelo qual o CDC continua sendo tão secreto.”

No Twitter, Charlebois apoiou a mensagem de vídeo de Huigen. “Este produtor de leite merece nosso respeito”, postou. “Ele veio a público, despejando 30.000 litros de leite hoje, enquanto os preços do leite estão subindo. Ele está arrasado porque o gerenciamento da oferta não funciona.” Ele acrescentou em outro post no Twitter, “com um sistema de cotas sancionado pelo governo, o leite é um bem público no Canadá. Despejar leite deveria ser ilegal.”

No entanto, Charlebois não acredita que o vídeo fará com que o CDC e/ou os conselhos provinciais de lácteos criem maneiras de usar o leite acima da cota (para lucro ou doação) em vez de jogá-lo fora. “A pecuária leiteira no Canadá é amplamente autorregulada e a agenda é liderada por conselhos altamente politizados”, disse ele. “A mudança é impossível a menos que os conselhos reconheçam o problema.”

Ele acrescenta que “o gerenciamento da oferta é a política perfeita para eliminar todos os resíduos na fazenda. A mensagem de Huigen é muito clara. Nenhum produtor de leite produz a quantidade exata de leite que precisa produzir todos os meses. As vacas não são máquinas, e os produtores de leite  tentarão garantir que cumpram a cota. A gestão de suprimentos pode criar um programa em paralelo para gerenciar os excedentes. No momento, os conselhos estão apenas usando a maneira mais fácil, simples e barata de eliminar os excedentes. Os conselhos farão com que os produtores critiquem Huigen e o rotularão de incompetente, porque funciona. Mas ele estava fazendo uma observação importante e poucos, eu suspeito, vão ouvir.”

Outros, no entanto, criticaram Huigen e imploraram ao público que colocasse suas palavras no contexto.

Um artigo no início de fevereiro apontou que o conselho de Ontário permite que todos os produtores de leite naquela província tenham um 'volume de produção acima da cota' de 10 dias da cota diária da fazenda, conforme necessário, pelo qual o produtor é pago integralmente. O autor também aponta que muitos produtores de leite diriam que Huigen deveria ter abatido algumas vacas ou secado algumas mais cedo para garantir que sua produção de inverno correspondesse melhor à sua cota.

As informações são do Dairy Global, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures