A Rio Vale Agronegócios, de propriedade do Carlão da Publique, em pouco mais de um ano de seleção da raça Gir Leiteiro já pode exibir resultados relevantes, com a reunião de um time de doadoras de embriões. Algumas de suas matrizes têm se consagrado como grandes barrigas de ouro, mostrando o acerto das aquisições realizadas pela empresa.
Uma delas é a matriz C.A Fauna. Com lactação própria de 5.246 kg, a matriz tem produção comprovada através de suas filhas, que também já se definem como grandes produtoras. Uma delas foi até exportada para a Colômbia, pela Agroexport. Trata-se de Belle TE Kubera, do acasalamento de Fauna com o touro Fabuloso.
Outros destaques da progênie de Fauna são: Bengala TE Kubera, com 4.308 kg, em 365 dias na primeira lactação, Bimba TE Kubera com 3.160 kg, também na primeira lactação, e se encontram no plantel da Terras de Kubera, Despojada de Kubera, Binga de Kubera,que foram vendidas para José Arlei Lima Costa, do Rio de Janeiro, e Álvaro Calil Kzan Filho, do Pará, além da Primeira da Rio Vale, que foi a bezerra número 1 do plantel da Rio Vale Agronegócios. A fêmea de sete meses, já está sendo preparada para participar das pistas ainda no primeiro semestre de 2006. A afirmação é do veterinário Luiz Ronaldo de Paula, da Leite Gir, que presta consultoria em genética para o criatório.
"Todo o trabalho que a Rio Vale está realizando é no sentido de contribuir para a evolução do Gir Leiteiro e para provar que a raça é indispensável na equação de se produzir leite a pasto a baixo custo no mundo tropical", afirma Carlão.
Assim, a empresa está investindo firme na multiplicação de seus melhores animais através de FIV e TE, essas duas tecnologias a cargo do veterinário Frederico Mendes, das empresas Ventrevivo e Multigen, localizadas em Uberaba (MG). Os resultados têm sido espetaculares: Fauna, por exemplo, já teve 28 embriões transferidos em apenas duas coletas e na terceira produziu a marca de 57 oócitos.
Festa TE de Kubera, outra novilha de exceção adquirida pela Rio Vale, deu 14 embriões em uma coleta. Alfa TE de Brasília, filha do Vale Ouro também está dando resultados excelentes com FIV, tendo produzido em sua última coleta nada menos que 26 oócitos, com 6 embriões transferidos.
As aquisições da Rio Vale procuraram privilegiar todas as grandes linhagens do Gir Leiteiro. Assim, além de matrizes da Kubera, da Campo Alegre, marca C. A, da Fazenda Brasília, há uma excelente doadora da Calciolândia, a matriz Neiba Bem Feitor da Cal, além de seis matrizes de origem da tradicional marca FB.
Quem adquirir um produto da marca Rio Vale, sim a marca já possui algumas novilhas à venda, vai levar como garantia o Certificado de Produção, documento avalizado pela ABCGIL (Associação Brasileira dos Criadores de Gir Leiteiro), e que garante tratar-se de um animal efetivamente melhorador e leiteiro. Esse certificado leva, além de foto do animal, todos os dados de performance das mães, DEP's dos touros e informações adicionais.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Rio Vale Agronegócios, adaptado por Equipe MilPoint
C.A Fauna é doadora destaque do Gir Leiteiro da Rio Vale Agronegócios
Publicado por: MilkPoint
Publicado em: - 2 minutos de leitura
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.