ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balde Cheio comemora 21 anos

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 18/03/2019

2 MIN DE LEITURA

1
5

O programa Balde Cheio completa 21 anos em 2019. Para celebrar, a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos, realiza um evento comemorativo nesta sexta-feira, 22 de março, no hotel Nacional Inn.

Autoridades, produtores, técnicos e agentes de transferência de tecnologias dos estados brasileiros onde o programa é desenvolvido participam da comemoração. A programação conta com apresentação de um panorama atual do Balde Cheio no país, fatos que marcaram esses 21 anos, lançamento de um livro e depoimentos de participantes do Balde Cheio.

Sítio Esperança

Durante o evento será lançada a 5ª edição do livro Sítio Esperança, de autoria do pesquisador Artur Chinelato de Camargo, da Embrapa Pecuária Sudeste. A obra traz parte da experiência do autor com o programa Balde Cheio. Ele relata, por meio de dois personagens fictícios seu Antônio e dona Aurora, a realidade e a prática de uma propriedade leiteira.

Desanimado com a atividade no sítio, o casal se engaja no projeto e a vida começa a mudar. O Balde Cheio inicia estimulando a limpeza da propriedade e vai introduzindo tecnologias que estão ao alcance da família. As dificuldades que encontram também são narradas por Camargo.

O envolvimento da família com as atividades é descrito a cada capítulo: “Seu Antônio e dona Aurora estampavam no rosto a emoção do reencontro com a vida”, conta o autor, no momento em que eles começam a participar do programa.

21 anos

O objetivo do Balde Cheio, criado em 1998, é promover o desenvolvimento da pecuária leiteira e contribuir para tornar as pequenas propriedades sustentáveis e mais rentáveis. O foco é a capacitação de técnicos em produção intensiva de leite.

Nesses 21 anos o programa sofreu transformações em sua forma de atuação, com readequações e incorporação de sugestões de técnicos e produtores.

Os resultados ocorrem em várias dimensões: econômica, ambiental e social. Porém, a mudança de vida e de percepção de mundo do produtor de leite participante do programa é a principal meta. Resgatar a autoestima é a essência do Balde Cheio.

À frente do programa sempre esteve o pesquisador Artur Chinelato, que tem centenas de histórias comoventes de gente que superou a pobreza, a desmotivação, a falta de fé. Para ele, o que importa é ver o brilho nos olhos dos produtores e de suas famílias com os resultados obtidos ao longo do tempo com dedicação e aplicação de práticas e tecnologias de acordo com a realidade de cada propriedade.

Em 2018, o Balde Cheio atendeu mais de 1.200 propriedades em todo o país. Cerca de 250 técnicos estão em capacitação.

Informações sobre o Balde Cheio podem ser encontradas na página www.embrapa.br/balde-cheio

As informações são da Embrapa Pecuária Sudeste. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

HELTON HIPOLITO DE MORAES

SÃO PAULO - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/03/2019

Meu agradecimento eterno pelos conhecimentos e maravilhosos exemplos de bondade e fé, em Deus e em seus semelhantes. Um forte e enternecido abraço mestre. Helton & Márcia.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures