FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Balança comercial de lácteos: importações e exportações maiores em junho

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 06/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
1

Os dados publicados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), sobre o volume e preço dos lácteos importados e exportados do Brasil em junho/2020, indicam um aumento nos volumes das negociações no mês. O saldo da balança comercial de lácteos foi de - 46 milhões de litros (em equivalente leite) no mês de junho, um aumento de 22% no déficit, em relação ao mês anterior. Confira a evolução no saldo da balança comercial láctea no Gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos.

balança comercial lacteos junho 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT

Em junho as importações voltaram a subir: 58,4 milhões de litros (equivalente) de leite foram internalizados, um aumento de 19% em relação a maio/20. Isso é reflexo, principalmente, da baixa disponibilidade do leite matéria-prima no Brasil e aumento da demanda de derivados no período. Além disso, o aumento dos preços nacionais tornou o produto importado mais competitivo. A média do preço nacional do leite spot coletado pelo MilkPoint Mercado em junho foi de R$2,24/litro, enquanto o leite importado foi internalizado a um preço médio equivalente de R$1,73/litro.

O leite em pó integral foi o derivado lácteo mais importante da pauta importadora em junho. Os 28,7 milhões de litros (equivalentes) importados do derivado representaram um aumento de 69% no volume internalizado do produto em relação a maio e 49% do volume total importado no mês.

O volume exportado em junho foi de 12,1 milhões de litros de leite (equivalente), acréscimo de 7% em relação a maio. No acumulado do ano foram exportados 73 milhões de litros em equivalente leite, contra 61 milhões no mesmo período em 2019. A maior desvalorização do real em 2020 contribuiu para este cenário, em que o leite brasileiro se torna mais competitivo.

A tabela 2 mostra as principais movimentações do comércio internacional de lácteos no mês de junho deste ano.

Tabela 2. Balança comercial láctea em junho de 2020

balança comercial lacteos junho 2020
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint, com base em dados COMEXSTAT.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.