ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Australianos voltam a consumir leite integral

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2023

2 MIN DE LEITURA

0
0

O leite integral está de volta na Austrália. O Dairy Australia disse que os australianos estão deixando de consumir opções com menos gordura, graças a pesquisas que sugerem que produtos lácteos com alto teor de gordura não são piores para a saúde do coração.

O leite integral está agora dominando as vendas em 71% do mercado de leite australiano - um salto de 10% na popularidade em 10 anos, de acordo com os últimos dados de vendas em supermercados. “O que está levando a isso é a percepção de que o leite integral não é ruim para você”, disse Glenys Zucco, gerente de marketing e nutricionista da Dairy Australia.

Há uma década, os laticínios integrais eram associados ao ganho de peso, doenças cardíacas, colesterol alto e doenças crônicas, disse ela. Mas esses equívocos sobre produtos lácteos integrais "sabemos agora que são falsos", disse Jemma O'Hanlon, vice-presidente da Dieticians Australia.

“Sabemos que, independentemente da escolha entre os produtos lácteos, os resultados para o nosso peso e saúde do coração não são afetados. E sabemos há anos os benefícios do leite em geral”, disse O’Hanlon, apontando para os altos níveis de cálcio e nutrientes do leite, como zinco e potássio.

Os baristas também estão percebendo a queda do leite desnatado – embora o leite integral não esteja necessariamente tomando seu lugar. “As menores vendas de leite desnatado nos cafés são devido às alternativas ao leite", disse Mitchell Antman, co-proprietário do café One Another em Sydney.

Antman trabalha como barista há 13 anos. Ele viu o leite desnatado cair de 50% para menos de 10% das vendas totais em seu café em quatro anos. “As pessoas que bebiam leite desnatado estavam mais preocupadas com a saúde e mudaram para alternativas como bebida de amêndoa quando chegaram ao mercado.”

Ele disse que a bebida vegetal de aveia agora representa pelo menos 30% de suas vendas totais, com as vendas de leite de soja em torno de 10%. O leite integral compõe o restante, mantendo-se estável em torno da marca de 50%.

A Dairy Australia não está preocupada com o crescimento de opções de alternativas ao leite em cafés. Apenas 2% dos australianos compram exclusivamente alternativas ao leite em supermercados, de acordo com seus dados. “Sabemos que 98% dos australianos compram apenas leite de vaca semanalmente”, disse Zucco. “Cerca de 40% dos adultos consomem algum tipo de alternativa” – mas isso junto com o leite de vaca.

Zucco também disse que as alternativas de leite à base de plantas não são equivalentes aos produtos lácteos. O'Hanlon disse que uma mistura de leites vegetais e lácteos pode ser saudável e sugeriu opções à base de plantas enriquecidas com cálcio e proteína. Ela recomendou que os compradores verificassem os rótulos das caixas de produtos com pelo menos 100 mg de cálcio por 100 g e alertou que amêndoa, aveia e arroz são opções com baixo teor de proteína.

“Os australianos podem escolher a bebida vegetal por uma série de razões”, disse ela. “Pode ser uma preferência de gosto pessoal, relacionada ao meio ambiente, ou as pessoas acham que são menos calóricas e, portanto, uma escolha melhor. Muitas pessoas estariam bebendo leites alternativos em cafés, mas consomem leite integral ou desnatado em seus cereais em casa.”

As informações são do The Guardian, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures