ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Atualização do mercado do leite no Brasil, pelo Rabobank

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/09/2021

2 MIN DE LEITURA

2
3

Os preços do leite ao produtor seguem elevados e provavelmente vão se manter no restante de 2021 no mercado brasileiro, de acordo com as previsões do último relatório sobre o setor leiteiro do Rabobank.

Contudo, os altos preços dos grãos e as condições de seca desestimularam os produtores de leite a aumentarem a produção. De acordo com algumas indústrias, uma quantidade significativa de pequenos produtores deixaram a atividade nos últimos meses, à medida que as margens vão se estreitando.

Os problemas climáticos agravam os altos custos da alimentação e os preços recordes dos insumos agrícolas e dos fertilizantes limitaram o crescimento da produção. Com isso, o Rabobank espera que a produção brasileira de leite cresça somente cerca de 1% em 2021.

As condições de seca continuam no Brasil durante o terceiro trimestre, ameaçando o fornecimento de energia no final de 2021. Grandes partes do Brasil, especialmente no Sudeste e Centro-Oeste, continuam em condições muito secas. Com mais de 60% da produção de energia do país dependente da hidroeletricidade, os baixos níveis de muitos reservatórios essenciais é um motivo de preocupação.

Os preços da eletricidade já estão em níveis recordes e podem ter mais aumentos no quarto trimestre, com pequena possibilidade de racionamento de energia controlado. Esta é uma notícia terrível para a indústria de laticínios, já que os custos continuam elevados e as margens vão de baixas a negativas.

As indústrias continuam lutando com os altos preços do leite e o consumo fraco. Embora as vacinações contra Covid-19 tenham ganhado velocidade e os casos, hospitalizações e mortes estejam em níveis nunca vistos até agora em 2021, o consumidor brasileiro não vê muita melhora em termos econômicos.

Os efeitos da alta inflação e do desemprego recorde estão limitando a renda disponível e contribuindo para a queda nas vendas de lácteos em 2021. Segundo o Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE), a inflação do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) aumentou 9% nos 12 meses até julho, um nível não visto desde 2015 -2016.

Enquanto as empresas de laticínios pagam mais pela matéria-prima, o poder de compra mais fraco do consumidor reduz a capacidade de repassar os custos mais altos aos consumidores. Isso resulta em margens reduzidas também para os processadores em um momento em que o volume de vendas não está crescendo significativamente.

O Congresso pode negociar um novo programa de subsídios do governo nos próximos meses, no entanto, isso só se tornará uma realidade em 2022 e não terá impacto no aumento dos gastos do consumidor durante o restante de 2021.

As importações de lácteos devem ter algum crescimento adicional no segundo semestre de 2021, apesar do Real fraco. As importações de lácteos aumentaram 26% em termos de volume e 13% em termos de valor durante os primeiros sete meses de 2021, em comparação com o mesmo período de 2020. No entanto, o crescimento das importações tem sido insuficiente para aliviar os preços internos e terá um impacto insignificante nas margens dos processadores no segundo semestre de 2021.

As informações são do Rabobank, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RONEY JOSE DA VEIGA

HONÓRIO SERPA - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/09/2021

Engraçado é que a notícia fala de baixo consumo interno e aumento de importação! E nem vem dizer que o leite importado está mais barato!!
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 13/09/2021

Preços no campo abaixo do aumento de custos, consumidor sem renda para comprar, indústrias com estoques elevados, de que lado que a corda estoura? Quem adivinha?

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures