ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Assistência técnica incentiva crescimento e renda para produtores de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 16/06/2023

1 MIN DE LEITURA

0
1

Após dois anos de trabalho, os produtores assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) Balde Cheio, no Noroeste do estado estão colhendo resultados surpreendentes: Em média, a produção de leite diária dos produtores cresceu 12,5%, representando um incremento de cerca de R$45 por dia para cada um deles.

O grupo é formado por 25 pequenos produtores de Bonfinópolis de Minas, Dom Bosco e Riachinho.

Os dados foram apresentados pelo técnico do programa, Eduardo Veloso, durante uma reunião de benchmarking, que é o processo de comparação de desempenho das propriedades. O encontro ocorreu durante o “2º Dia de Campo Bonfinópolis + Agro”, no parque de exposições de Bonfinópolis de Minas.

Ainda segundo o técnico, o principal problema dos produtores era a falta de planejamento alimentar para o gado. Eles não tinham manejo de pastagem eficiente, volumoso suficiente para o período seco, o que impactava na produção e reprodução do rebanho. “Esse foi nosso ponto de partida e o crescimento não para por aí. A produção em litros por hectare aumentou 16%; a margem bruta subiu 25%; a margem líquida, 44%; e no fluxo de caixa, o aumento foi de 34%. Investimos muito no início para chegar aos atuais resultados”, enfatiza Eduardo Veloso.

O produtor Ramon da Silva, de Dom Bosco, estava acostumado a produzir como o pai o ensinou, bem diferente dos moldes atuais. “A propriedade é uma, antes do programa, e outra, depois da assistência. Passei a administrar o sítio como uma empresa, controlando fluxo de caixa, além do controle com a alimentação e a parte reprodutiva do rebanho. O objetivo é produzir mais, com menos vacas, através do melhoramento genético”, ressalta o produtor.

Parceria com o sindicato

Na região, o programa ATeG Balde Cheio do Sistema Faemg SENAR conta com a parceria do Sindicato dos Produtores Rurais de Bonfinópolis de Minas. “Com tantos resultados positivos, estamos planejando a abertura de novas turmas na região para continuar proporcionando avanços principalmente aos pequenos produtores”, destaca a Agente de Desenvolvimento Rural do Sindicato, Rita Fonseca.

A região tem grande potencial e tradição na pecuária leiteira. O programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema Faemg SENAR é oferecido em todo o estado para somar e melhorar a vida dos produtores rurais e seus familiares”, finaliza o gerente regional do Sistema Faemg Senar em Patos de Minas, Sérgio Coelho.

As informações são do Sistema Faemg.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures