ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Associação de Láctea Europeia está satisfeita com o acordo UE-Mercosul

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 10/07/2019

2 MIN DE LEITURA

0
2

A Associação Europeia de Lácteos (EDA) disse que saúda o acordo global de comércio celebrado entre a UE e o Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai). Depois de duas décadas, o Mercosul e a União Europeia alcançaram um acordo sobre o ambiente comercial que cobre mais de 780 milhões de cidadãos.

Muito trabalho tem sido feito desde o início das negociações e a EDA reconhece os esforços da Comissária da UE para o Comércio, Cecilia Malmström, e do Comissário da UE responsável pela Agricultura e Desenvolvimento Rural, Phil Hogan. A futura implementação deste novo quadro comercial, parte de um Acordo de Associação mais vasto e será benéfica para as duas economias.

“Na atual arena de comércio internacional, este é um verdadeiro avanço que destaca as ambições comerciais da União Europeia (“Comércio para Todos”) e o foco de desempenho das equipes de negociação. O compromisso claro dos parceiros de negociação com o Acordo de Paris (COP21) e seus objetivos é, no mundo de hoje, um marco”, disse o secretário-geral da EDA, Alexander Anton Anton.

“O acordo comercial do Mercosul basicamente permitirá desmembrar parte do potencial desses mercados. Os volumes acordados de cota sujeita a tarifa de 30.000 toneladas de queijo são cerca de dez vezes as quantidades que exportamos hoje. Este acesso adicional ao mercado também ajudará a sustentar a diversificação dos nossos destinos de exportação de produtos lácteos da UE e, consequentemente, a tornar o setor lácteo mais resistente quando se trata de distorções do comércio. Não é segredo que esperávamos volumes mais altos de cota para queijos, leite em pó e fórmulas infantis, e um período mais curto do que 10 anos. Por outro lado, as negociações comerciais são mais do que complexas e difíceis - até agora ninguém conseguiu fazer um acordo que deixe todo mundo feliz”.

Do ponto de vista dos laticínios, a EDA disse que todos os quatro países que formam a área do Mercosul têm uma ótima cultura de laticínios, com uma taxa de autossuficiência entre 90% e 193%. 

Anton comentou que agora é essencial que os detalhes do acordo e a implementação final possam assegurar um acesso sem obstáculos às exportações de produtos lácteos europeus, incluindo a redução e a abolição de tarifas, bem como as barreiras não-tarifárias. Ele acrescentou que as salvaguardas legais adotadas protegem mais de 350 alimentos e bebidas europeias de alta qualidade (como o Fromage de Herve [Belgique] ou Comté [França]) da imitação nos países do Mercosul e também fortalecem a reputação de todos os produtos lácteos europeus.

Vale destacar que a Venezuela também é membro pleno do Mercosul, mas está suspensa desde 2016.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures