Arla adapta alimentos lácteos para astronautas da NASA

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Um acordo de fornecimento com a agência espacial dos Estados Unidos NASA tem ajudado a companhia escandinava de lácteos, Arla Foods, a desenvolver produtos adaptados a consumidores do espaço.

A NASA já aprovou cinco variações de iogurtes, chocolate baseado em leite em pó com vitaminas e probióticos e pequenas bolas de chocolate, conhecidas como Milkbites, que contêm o valor nutricional de um copo de leite.

Estes produtos lácteos estão em desenvolvimento desde 2001 pelo projeto espacial Lacmos da Arla e tornaram-se itens oficiais dos menus da NASA. No entanto, apesar da Arla estar satisfeita por ajudar os produtos lácteos a conquistarem a fronteira final, o grupo disse que o próximo estágio deste projeto será adaptar sua inovação para o mercado de massa aqui em baixo.

"O projeto tem nos fornecido um extenso conhecimento e uma grande rede dentro da pesquisa científica", disse o gerente do projeto espacial da Arla Foods Innovation, Carsten Hallund Slot. "Nós vamos simplesmente trazer o projeto de volta para a Terra", disse ele, dizendo também que os produtos podem ser benéficos para bilhões de pessoas em todo o mundo que não têm acesso a refrigeradores.

"Os milkbites, por exemplo, podem ser usados como um aperitivo nutritivo por crianças. Como os produtos espaciais são designados a condições extremas, eles também podem ser úteis com relação a desastres ou expedições em áreas remotas da Terra".

Um desses produtos é o iogurte desidratado em pó da Arla, que tem um prazo de validade de mais de dois anos.

A firma planeja constituir um novo acesso ao crescente mercado de alimentos lácteos com valor agregado; a Arla e muitas outras companhias de lácteos da Europa estão tentando lucrar apesar dos altos custos de produção e os baixos preços das commodities, bem como das reformas agrícolas que reduzem as margens.

Slot acredita que a Arla já pode se beneficiar da publicidade de colocar alimentos lácteos no espaço. "Apesar de a Arla estar em um negócio inovador, isso pode não ser sempre o que os consumidores vêem".

No lado do processamento, a companhia disse que o projeto espacial tem melhorado seu conhecimento sobre segurança alimentar devido à necessidade de garantir que nenhum astronauta venha a ter intoxicação alimentar enquanto estiver no espaço.

A firma também fez pesquisas extras sobre os efeitos de certos alimentos e ingredientes na saúde humana.

Fonte: Dairy Reporter (por Chris Mercer), adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?