ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Argentina: produtores temem maior intervenção do governo no mercado agrícola

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/10/2019

2 MIN DE LEITURA

0
1

A eleição de Alberto Fernández para a Presidência da Argentina preocupa os agricultores do país, na análise do banco europeu Commerzbank. “Muitos agricultores estão temerosos com o fato de o novo governo poder intervir, novamente, em uma extensão muito maior na produção e comércio exterior de produtos agrícolas e declararam que estarão retendo investimentos”, observa a analista de commodities agrícolas do banco alemão, Michaela Kühl, em nota enviada a clientes.

A instituição financeira lembra que Fernández tem como vice-presidente Cristina Kirchner, que esteve na presidência de 2007 a 2015. O Commerzbank destaca que no mandato de Cristina Kirchner o governo cobrou altas taxas sobre as exportações agrícolas, tornando o plantio dos produtos menos lucrativo. “Os impostos foram reduzidos consideravelmente sob a gestão de Maurício Macri, embora por um período intermediário eles tenham sido elevados novamente em virtude de problemas orçamentários”, afirma Michaela.

A Argentina é o maior exportador de farelo e óleo de soja, além de um dos maiores exportadores de milho e trigo. Para o trigo, uma possível restrição de oferta dos triticultores argentinos poderia sustentar os preços no mercado global, de acordo com projeção do Commerzbank. “No entanto, atualmente não é apenas a política que pesa sobre o sentimento do mercado: a seca que afeta as regiões produtoras do país resultou em revisões perceptíveis nas previsões de safra para o cereal produzido do país nas últimas semanas”, pondera Michaela. A Bolsa de Grãos de Buenos Aires reduziu sua perspectiva de colheita de trigo 2019/20 no país para menos de 20 milhões de toneladas, volume praticamente estável em relação à temporada anterior.

Novo governo não deve atrapalhar acordo entre Mercosul e UE, diz secretário

A eleição de um partido de oposição ao atual governo argentino não deverá ter impacto no acordo entre o Mercosul e a União Europeia, avaliou o secretário de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Lucas Ferraz. Segundo ele, o acordo UE e Mercosul teve forte apoio da sociedade argentina e é pouco provável que a nova gestão interrompa o processo. Ele estima que, se tudo correr como o esperado, em meados de 2020 o acordo deverá a ter sua vigência aprovada.

“A convicção (da manutenção do acordo) parte do diagnóstico de que é um acordo muito vantajoso para ambas as partes, Mercosul e UE, e vai trazer vantagens para os consumidores, com produtos mais baratos e acessíveis. Com o tempo, isso vai ficar mais claro”, disse Ferraz, que não acredita que as críticas à postura do Brasil em relação ao meio ambiente por alguns países europeus possa prejudicar a aliança. “Toda essa eventual celeuma que foi criada por questões ambientais vai passar e a racionalidade do debate vai ser retomada e ele vai ser aprovado”, afirmou.

As informações são do jornal O Estado de São Paulo. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures