Produtores de leite da Argentina convocados pela Federação Agrária Argentina (FAA) debateram uma proposta, para ser levada ao Governo nacional, que compreende a constituição de um fundo destinado em parte a subsidiar os preços internos dos produtos lácteos de primeira necessidade.
A iniciativa prevê a definição de um marco regulador para a atividade, que compreenda os diferentes interesses da cadeia leiteira e que terá entre seus instrumentos a criação de um instituto setorial e um fundo específico, explicou o economista da FAA, Carlos Seggiaro.
Com relação aos preços internos, uma parte do fundo deverá ser destinada a atenuar os aumentos, mediante subsídios, dos produtos de primeira necessidade: leite integral em saquinho e leite em pó integral, explicou Seggiaro.
Para debater estes assuntos e sob o slogan "A leiteria que queremos", a FAA realizará nesta semana uma assembléia nacional de produtores leiteiros na Cooperativa Agrícola Pecuária de Arroyo Cabral.
De acordo com o diagnóstico da FAA, "a concentração e a desigualdade na participação de renda na cadeia leiteira seguem dominando o panorama" e, por isso, a entidade convoca os produtores a debater "uma política específica".
Fonte: Cadena3.com.ar, adaptado por Equipe MilkPoint
Publicado por:
MilkPoint
O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.