Alimentos lácteos ricos em gordura podem reduzir riscos de câncer cólon-retal

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Pessoas que consomem alimentos lácteos com altos níveis de gordura e de ácido linoléico conjugado (CLA), um componente dos alimentos lácteos, podem ter um risco reduzido de câncer cólon-retal, de acordo com uma pesquisa publicada no American Journal of Clinical Nutrition.

"Alimentos lácteos ricos em gordura, e não somente os com baixo teor de gordura, podem ser benéficos", disse a pesquisadora do Instituto Karolinska, de Estocolmo, Suécia, Susanna C. Larsson.

Larsson e seus colegas examinaram a associação entre o consumo de alimentos lácteos ricos em gordura por um longo prazo e a taxa de câncer cólon-retal entre mais de 60 mil mulheres com idade entre 40 e 76 anos que participaram da Corte de Mamografia Sueca. As mulheres que consumiram pelo menos quatro porções por dia de produtos lácteos ricos em gordura tiveram 41% menos risco de câncer cólon-retal do que as mulheres que consumiram menos de uma porção deste alimento por dia, segundo os autores.

A associação permaneceu mesmo considerando outros fatores de risco, incluindo consumo de álcool, histórico familiar de câncer cólon-retal, fumo, atividade física e uso de suplementos multi-vitamínicos, aspirina, contraceptivos orais e hormônios pós-menopausa.

Outras análises dos dados identificaram uma relação entre os níveis de alimentos lácteos ricos em gordura na dieta e a extensão do risco de câncer cólon-retal, com cada duas porções adicionais de alimentos lácteos ricos em gordura reduzindo o risco de câncer cólon-retal em 13%.

O menor risco de câncer cólon-retal foi associado com o alto consumo de queijos, indicaram os resultados.

Os maiores níveis do CLA também foram correlacionados com o decréscimo do risco de câncer cólon-retal, observaram os pesquisadores. Pessoas que consumiram altos níveis de CLA dietético tiveram uma redução de 29% no risco comparado com pessoas que consumiram níveis menores desta substância.

Larsson disse que ainda são necessárias mais pesquisas mostrando a correlação entre o consumo de CLA e de alimentos lácteos ricos em gordura para que seja feita a recomendação de um maior consumo deste tipo de alimento.

Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, Outubro de 2005, publicado em Reuters, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?