Europa: aliança promove embalagens à base de fibras baseada na economia circular

Os membros da CEPI, a associação europeia que representa a indústria de fibra e papel florestal, estão se unindo a empresas de toda a cadeia de valor para impulsionar a reciclagem de embalagens à base de fibras e a colaboração em projetos e materiais circulares para permitir mudanças positivas na economia circular.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Os membros da CEPI, a associação europeia que representa a indústria de fibra e papel florestal, estão se unindo a empresas de toda a cadeia de valor para impulsionar a reciclagem de embalagens à base de fibras e a colaboração em projetos e materiais circulares para permitir mudanças positivas na economia circular.

Continua depois da publicidade

A aliança - chamada de 4evergreen - visa aumentar a contribuição das embalagens à base de fibras em uma economia circular e sustentável que minimiza o impacto climático e ambiental. Além disso, os objetivos são aumentar a conscientização sobre a inovação em materiais de embalagem e reciclagem, definir diretrizes para o design de produtos permitindo circularidade e uso secundário de fibras e apoiar o desenvolvimento de sistemas de coleta otimizados, bem como infraestruturas e tecnologias críticas de reciclagem adaptadas para embalagens à base de fibra.

Figura 1

A aliança reúne toda a cadeia de valor e os membros são: Nestlé, Danone, Stora Enso, Smurt Kappa, Sappi, Conselho Metsä, UPM, Grupo Mayr-Melnhof, Reno de Médici, Kotkamills, Ahlstrom Munksjö, International Paper, BillerudKorsnäs, Huhtamäki, SEDA, SIG Combibloc, Tetra Pak, Elopak, Walki, Schur Group, Embalagem Cardbox, Firstan Ltd., Westrock, Leonhard Kurz Stiftung & Co. KG, Graphic Packaging International, AR Packaging, MARS, Baumer hhs GmbH e Van Genechten Packaging Group.

A CEPI disse que mais organizações são bem-vindas para participar da colaboração. "A hora de agir é agora!", disse Jori Ringman, o diretor geral da associação. “Nossa indústria já tem um forte histórico em desempenho ambiental e reciclagem, mas nossa ambição é maior. Estamos conduzindo uma mudança em todo o sistema para a transição para o próximo nível de circularidade e resiliência climática. A 4evergreen será o local para toda a cadeia de valor da indústria co-criar e colaborar para uma mudança", acrescentou. 

Continua depois da publicidade

Karl-Henrik Sundström, CEO da Stora Enso, disse: “Este é um passo crítico para fortalecer a bioeconomia circular na Europa e para impulsionar o papel das soluções de embalagens à base de fibra no mercado. O lixo plástico é um problema global que não pode ser resolvido sem soluções inteligentes, renováveis e recicláveis para o clima. Unir forças com empresas em toda a cadeia de valor pode trazer uma mudança real e transformadora". 

Segundo o Eurostat, as embalagens à base de fibra já são recicladas na Europa a uma taxa de 84,6% e o volume correspondente é igual ao de todos os outros materiais de embalagem reciclados juntos. O setor está buscando avançar e trazer ao mercado novos produtos inovadores, usando embalagens recicladas por meio de iniciativas como a 4evergreen.

Sobre a CEPI

A CEPI é a associação europeia que representa a indústria de fibra e papel florestal. Ela oferece uma gama de soluções de fibra renováveis e recicláveis à base de madeira para os cidadãos da UE. Por meio das suas 18 associações nacionais, a associação reúne 500 empresas que operam 895 fábricas na Europa e que empregam diretamente mais de 180.000 pessoas.

As informações são do Dairy Reporter, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?