ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Agropecuária foi o único setor que criou novas vagas de trabalho no 1º semestre, diz CNA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 30/07/2020

1 MIN DE LEITURA

0
0

O agronegócio liderou a criação de novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro semestre de 2020. O saldo entre contratações e demissões no fim de junho foi de 62,6 mil vagas a mais desde janeiro. O agro foi o único setor a apresentar desempenho positivo na geração de empregos formais no período, de acordo com comunicado técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

No total, a agropecuária registrou 437,9 mil admissões e 375,3 mil desligamentos entre janeiro e junho. Os outros segmentos da economia brasileira, como indústria em geral, construção civil, comércio e serviços - mais fortemente afetados pela pandemia - fecharam juntos mais de 1,2 milhão de vagas no semestre. A criação de vagas no agronegócio no semestre contou com uma grande contribuição de junho. No mês passado, o setor criou 36,8 mil novas vagas.

São Paulo foi o Estado que mais contratou e as culturas permanentes, como laranja e café, foram destaque na abertura de vagas em junho. Segmentos como sementes, produção florestal e aquicultura fecharam mais de 1,8 mil postos de trabalho.

A produção em lavouras permanentes puxou a contratação de trabalhadores em junho. Foram 14,1 mil, com destaque para os cultivos de laranja (7 mil), café (4,9 mil) e uva (1,1 mil). Na sequência aparecem as culturas temporárias com mais de 10 mil vagas abertas puxadas pela soja (4 mil), algodão (1,1 mil) e cana-de-açúcar (1,1 mil).

Atividades de apoio à agricultura (9,8 mil), criação de bovinos (1,2 mil) e criação de aves (792) completam a lista. Houve ainda o fechamento de 1,3 mil postos de trabalho na produção de sementes certificadas, principalmente em Minas Gerais, de 355 vagas nas atividades de apoio à produção florestal e de 183 nas de aquicultura.

Sudeste e Centro-Oeste lideraram a abertura de vagas na agropecuária em junho. São Paulo (23 mil), Mato Grosso (3 mil) e Minas Gerais (2 mil) foram os principais geradores de empregos.

As informações são do jornal Valor Econômico. 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures