Acordo entre DFA e Dean Foods enfrenta processo antitruste

Uma ação federal foi movida contra a Dairy Farmers of America (DFA) contestando sua aquisição da Dean Foods por US$ 433 milhões.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Uma ação federal foi movida contra a Dairy Farmers of America (DFA) contestando sua aquisição da Dean Foods por US$ 433 milhões.

A denúncia, apresentada pela Associação Cooperativa de Produtores de Leite de Maryland e Virgínia (MDVA) e pela cadeia de supermercados Food Lion, afirma que a última aquisição da DFA faz parte de seus "esforços para assumir o controle da cadeia de suprimentos de leite, que já vêm de longo prazo".

Continua depois da publicidade

Com a compra, os demandantes acreditam que o DFA monopolizará a cadeia de laticínios, o que causará preços mais altos para os consumidores e obrigará os produtores de leite independentes a ficarem sem mercado ou a ingressarem na DFA.

As empresas observam que esse dano será particularmente grave nas áreas em torno das fábricas na Carolina do Norte e do Sul, onde a MDVA é o único concorrente significativo da DFA remanescente.

A Food Lion e a MDVA solicitaram que o tribunal concedesse uma liminar para preservar o status quo e exigisse que a DFA alienasse pelo menos uma das três instalações da Dean nas Carolinas a um comprador independente não afiliado.

Continua depois da publicidade

A cooperativa nacional de laticínios foi a pioneira no processo de vendas desde que Dean anunciou que estava solicitando proteção contra falência, em novembro do ano passado e concordou em adquirir uma "porção substancial" dos ativos e negócios da Dean Foods em fevereiro.

Após uma breve rescisão do acordo, a DFA acabou sendo nomeada vencedora e concordou em comprar os ativos relacionados a 44 das instalações de fluidos e congelados de Dean.

No entanto, as preocupações antitruste, que surgiram antes da venda ser aprovada, continuaram aparecendo. O processo declarou que a DFA "consolidou e dominou rapidamente o mercado para o fornecimento de leite cru, nas últimas duas décadas", por meio da conduta ilegal e acordos anticompetitivos.

Enquanto isso, o processo segue para aprovação pelo Departamento de Justiça dos EUA.

As informações são do FoodBev.com, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?