Para atender a demanda dos criadores de animais leiteiros por novas opções de touros provados, a ABS Pecplan disponibiliza dois novos touros de genética Frísio Inglesa. A central importou doses de Alphonso (Workboy x Alphonso 2 x Bounty) e Rancher (Torello x Panatella x Brandysnap).
O gerente de Produto Leite da ABS Pecplan, Márcio Nery, explica que o objetivo é abrir uma nova linha de produtos onde existe grande demanda. "Esses touros têm avaliação de pedigree muito boa e pelagem necessária ao mercado leite tropical, onde criadores gostariam de avançar mais uma geração em uma raça especializada, mas sem exagerar na caracterização leiteira".
Alphonso (foto 1) é filho de Lakemead Emily 4, tem índice de Pedigree Holstein UK/MDC (08/05) +182 leite, +0,41 tipo, +8,6 kg P, +6,1 kg G. Rancher (foto 2) descende de Lakemead Rachel, com o mesmo índice a + 253 leite, +1,43 tipo, +13 kg P e +9 kg G. "São excelentes touros para obter equilíbrio, transmitir forma leiteira moderada quando utilizados em vacas extremamente leiteiras", completa Nery.

O gado frísio inglês oferece a oportunidade única de usar genética "preta & branca" praticamente não relacionada ao Holstein EUA. Os frísios foram importados da Holanda para o Reino Unido por volta de 1800 e desde então permaneceram distintos e separados das linhagens Holstein.

O frísio inglês carrega, no Reino Unido e em outros países, a reputação de boa fertilidade, altos componentes, longevidade e produção de carne. Quando usado em outras raças leiteiras, resultam em alta heterose sobre fertilidade, saúde, longevidade e características de produção devido à total falta de parentesco.
Mais informações no site http://www.absnet.com.br
Fonte: ABS Pecplan