ABCB firmou convênio para realização de Teste de Progênie de Búfalos Leiteiros

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

A ABCB-Associação Brasileira de Criadores de Búfalos firmou, em novembro, um convênio com o MAPA para a realização de Teste de Progênie de Búfalos Leiteiros que deverá ser incluído no âmbito do Programa de Melhoramento das Raças Bubalinas a ser implementado no próximo ano, envolvendo avaliação tanto da produção leiteira quanto ponderal nos rebanhos interessados.

A coordenação da avaliação genética ficará a cargo do Professor Humberto Tonhati da Unesp-Jaboticabal e a multiplicação de material genético, a cargo do Prof. Pietro Baruselli da VRA-USP sendo a coordenação operacional exercida pela própria ABCB tanto através de seu corpo técnico quanto em parcerias a serem firmadas com instituições universitárias, de pesquisa e extensão.

No primeiro ciclo de avaliações espera-se realizar cerca de 700 IA com material de 5 reprodutores com avaliação genética disponível a partir de trabalhos anteriormente realizados. Mesmo antes do lançamento formal do programa, encontram-se pré-inscritas 24 propriedades para o Controle Leiteiro (3.428 matrizes), 18 para o Ponderal (2.338 matrizes), distribuídas em 9 Estados. Somente participarão do programa animais inscritos no Registro Genealógico da ABCB, em quaisquer das raças bubalinas ou mesmo apenas com genealogia controlada (búfalo brasileiro), a fim de garantir certa rastreabilidade dos produtos.

A enorme variabilidade produtiva dos búfalos brasileiros, graças a algumas inciativas particulares isoladas, permite o registro de produções leiteiras variando entre 1 mil e 5 mil litros/lactação e desenvolvimento ponderal variando entre 300-400 g/dia do nascimento ao abate a ganhos diários superiores a 1kg, criados exclusivamente a pasto, o que, a nosso ver, sugerem que um programa bem conduzido de melhoramento e seleção na espécie apresentam um enorme potencial em acelerar o desenvolvimento produtivo da espécie no país.

Fonte: Assessoria de Imprensa da ABCB, adaptado por Equipe MilkPoint
Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?