ABARE: preços globais de lácteos não deverão subir

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

O contínuo fortalecimento na demanda mundial pela maioria dos produtos lácteos deverá levar um pequeno aumento nos preços de queijos e leites em pó em 2005-06, de acordo com dados da Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics - ABARE) publicados em 12 de dezembro. Entretanto, com a produção de leite crescendo a uma taxa mais rápida que o consumo, os preços mundiais dos lácteos em geral deverão cair no próximo ano.

Em sua publicação trimestral de previsões de Commodities Australianas, a ABARE disse que, com previsão de aumento de 1,5% na produção de leite da Austrália, os preços mundiais relativamente altos e uma leve desvalorização assumida para o dólar australiano, as receitas dos produtores deverão aumentar mais em 2005-06 com relação aos valores de 2004-05.

Os preços mundiais dos produtos lácteos aumentaram fortemente em 2004-05, como resultado do aumento da demanda e da queda na oferta de produtos lácteos, informou a ABARE. O preço médio da manteiga aumentou 36%; do leite em pó, 21%; e dos queijos e leite em pó desnatado, 19% cada em 2004-05, comparado com 2003-04.

Entretanto, a ABARE disse: "A distância entre o crescimento no consumo mundial de produtos lácteos e a oferta deverão se reduzir consideravelmente em 2005-06, com um suposto retorno às condições climáticas sazonais médias e com o aumento da produção de leite na Austrália e na Nova Zelândia".

A ABARE disse também que a produção global de leite em 2005 deverá ser maior por vaca, com a produção nos EUA aumentando quase 4% nos primeiros oito meses de 2005 e a produção da União Européia (UE) aumentando 2% nos primeiros sete meses de 2005.

Com a produção mundial de leite devendo aumentar a uma taxa mais rápida do que o consumo em 2006, os preços mundiais dos produtos lácteos poderão cair em 2006. Os preços da manteiga deverão ser os mais afetados, com a produção na Nova Zelândia prevista para aumentar sobre o nível alcançado em 2004-05 e a demanda por manteiga na Rússia e Oriente Médio devendo reduzir. A forte demanda nos Países Bálticos, no Oriente Médio e no norte da África tem direcionado os recentes aumentos nos preços da manteiga.

Os preços mundiais dos queijos e do leite em pó desnatado deverão se reduzir progressivamente durante os próximos meses à medida que as exportações da Austrália e da Nova Zelândia deverão aumentar. Entretanto, os preços mundiais no ano inteiro para queijos e leite em pó desnatado deverão ficar em média levemente maiores em 2005-06 do que em 2004-05, com preços médios nos trimestres de setembro e dezembro de 2005 bem acima dos correspondentes nos mesmos trimestres de 2004.

Fonte: Just-Food.com, adaptado por Equipe MilkPoint
QUER ACESSAR O CONTEÚDO? É GRATUITO!

Para continuar lendo o conteúdo entre com sua conta ou cadastre-se no MilkPoint.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos gratuitamente!

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 0

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?