RU: seria a volta do leiteiro?

2020 marcou mudanças profundas em como nos comportamos, compramos e consumimos alimentos. A maneira como compramos laticínios não foi exceção.

Publicado por: MilkPoint

Publicado em: - 1 minuto de leitura

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

2020 marcou mudanças profundas em como nos comportamos, compramos e consumimos alimentos. A maneira como compramos produtos lácteos não foi exceção.

Durante o lockdown, à medida que os consumidores tentavam minimizar as saídas de casa e os varejistas encontravam problemas de disponibilidade, observamos um crescimento importante nos clientes do leiteiro tradicional no Reino Unido. De acordo com a Kantar, o número de clientes que usam leiteiros passou de 527.000 para 716.000 e muitos locais tiveram recusar novos clientes porque a demanda superou a oferta. Como as restrições foram retiradas em meados do verão, houve uma queda no número de clientes, mas, ainda assim, muito mais clientes estavam usando leiteiros em comparação com o início do ano.

Figura 1

O interessante sobre esse crescimento foi a mudança na demografia desses clientes. Tradicionalmente, os leiteiros tendem a ser usados por consumidores aposentados mais velhos, mais ricos. No entanto, durante esta fase da pandemia, a aquisição de novos clientes foi impulsionada principalmente por famílias, trazendo um novo público para entrega ao domicílio.

Continua depois da publicidade

Em uma pesquisa recente, os principais motivos alegados para usar um leiteiro foram o apoio ao comércio local (70%) e a conveniência (54%), com destaque também para a qualidade (39%), tratar-se de um produto britânico (36%) e ambientalmente correto (32%). Com a busca pela sustentabilidade na vanguarda das mentes das pessoas (especialmente entre o público familiar mais jovem), talvez não seja surpreendente que os serviços que oferecem leite em embalagens não plásticas e que usam veículos elétricos para distribuição devam prosperar. No entanto, o preço muito mais alto em comparação com os supermercados sempre foi um fator limitante para a absorção em massa. Mas, em uma pandemia, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por conveniência e segurança.

À medida que o endurecimento das regulamentações começa a chegar novamente, com a Regra dos Seis e os lockdowns locais se tornando mais prevalentes, há um potencial claro para o desenvolvimento contínuo do mercado de entrega em domicílio de leite e outros produtos essenciais.

As informações são do AHDB, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

Ícone para ver comentários 0
Ícone para curtir artigo 1

Publicado por:

Foto MilkPoint

MilkPoint

O MilkPoint é maior portal sobre mercado lácteo do Brasil. Especialista em informações do agronegócio, cadeia leiteira, indústria de laticínios e outros.

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Qual a sua dúvida hoje?