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A pandemia impulsionou algumas categorias de lácteos nos EUA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 23/10/2020

2 MIN DE LEITURA

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Os saltos nas vendas de produtos lácteos observados durante as primeiras semanas e meses da pandemia foram rápidos. Mesmo depois de sete meses, esse impulso ainda ajudou a manter as vendas acima dos níveis do ano anterior.

Quais foram as grandes mudanças que o setor viu ao longo deste ano de montanha-russa? Os palestrantes do Hoard’s Dairyman DairyLivestream de 21 de outubro, compartilharam notícias positivas em relação à demanda de quase todos os produtos lácteos vendidos em supermercados.

Leite fluido

Este ano, até agosto, os dados do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) indicam que as vendas de leite fluido estão 1,4% maiores do que em 2019, apontou o economista da Cornell University, Andy Novakovic. Reconhecer que o leite fluido estava, na verdade, experimentando um crescimento negativo por muitos anos antes, torna esse número particularmente impressionante. “Curiosamente, o orgânico subiu 14% e o convencional, 0,6%”, acrescentou. Claro, o leite convencional representa uma base muito maior.

Queijo

Apesar das grandes oscilações de preço do queijo neste ano e uma queda no uso de serviços de alimentação, no nível de varejo, muitas categorias ainda estão desaparecendo. Os queijos processados reverteram sua tendência de queda, à medida que as famílias buscavam alimentos estáveis na prateleira, explicou o analista de varejo de laticínios, John Crawford. Embora alguns snacks de queijo, como palitos de queijo, tenham diminuído, isso se deu principalmente devido ao crescimento das vendas de queijo ralado e queijos de porção individual processados, acrescentou o diretor da cadeia de suprimentos de laticínios da Kroger, Mike Brown.

A história do queijo americano, em particular, é seu uso em doações em caixas de alimentos e outros programas, disse Novakovic. O Programa Farmers to Families Food Box foi uma grande ajuda. Os tipos de queijo não americanos não tiveram este apoio e dependeram principalmente do consumo doméstico, por isso viram mais interrupções.

Laticínios fermentados

Um ponto brilhante interessante para os laticínios causado pela pandemia foi a crescente demanda por produtos lácteos fermentados, incluindo creme de leite, cream cheese e até mesmo queijo ricota. Brown compartilhou que as lojas Kroger estavam percebendo algum crescimento nessas categorias antes da Covid-19, mas continuaram sua ascensão durante a pandemia.

Um produto que permaneceu relativamente estável é o iogurte. À medida que os contêineres individuais e remotos se tornavam menos importantes, embalagens maiores eram mais compradas, continuou Brown.

Manteiga

O preparo caseiro de refeições impulsionou as vendas de manteiga, mas mais manteiga estava sendo fabricada devido ao uso do leite, de forma que esse volume foi armazenado. “Antes da pandemia, os estoques em relação à demanda de manteiga estavam um pouco abaixo do normal”, afirmou Novakovic. “Pós-pandemia, eles são muito maiores.”

Os preços da manteiga também transmitem uma imagem geral do valor do creme e de tantos produtos que usam gordura, observou.

As informações são da Hoard’s Dairyman, traduzidas pela Equipe MilkPoint.

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