ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A China precisa de leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 03/11/2022

2 MIN DE LEITURA

1
12

Enquanto o gigante asiático mantém um crescimento no consumo de lácteos de +1 litro/habitante/ano, o setor de produção primária tem dificuldade em manter o mesmo ritmo.

Os produtores chineses têm os preços de matéria-prima mais altos do planeta, mas sendo o 3º maior país, possuem apenas 8% da área agrícola (1.000 m2/habitante quando, como referência, na Argentina têm 10.000 m2/hab), solos contaminados com metais pesados e o esgotamento das camadas de acesso à água doce.

O governo pode continuar subsidiando megaprojetos lácteos, importar vacas e manter um preço alto para o produtor, mas o limite será imposto pelos altos custos de produção acentuados pela importação de alimentos.

Com uma classe média crescente, equivalente a toda a população norte-americana, as preferências alimentares da população estão mudando de cereais para proteína animal, aumentando significativamente o consumo de carnes e laticínios.

O governo local estabeleceu uma meta de consumo de 100 lt. de equivalente em litros de leite/habitante/ano como ferramenta para melhorar a saúde da população e em 2021 com o pico histórico de produção de 38.000 milhões de litros, a China cobre apenas 26 lt/habitante/ano.

Embora 100 lt/pessoa/ano pareça pouco comparado ao consumo argentino (190 lt), ou a recomendação de 160 lt da Organização Mundial da Saúde, a proposta quase dobra o consumo chinês atual. 

Recordemos que na década de 1980 o consumo chinês era de 5 litros/pessoa/ano para todos os conceitos, atualmente aproxima-se dos 50 litros e estabeleceu-se uma meta de 100 litros.

Além disso, a cada ano que passa, a intolerância à lactose tradicional vai cedendo com a entrada de novas gerações de consumidores de leite (apesar de ser um país com baixo índice de aleitamento materno, a possibilidade trazida pela importação de fórmula láctea de qualidade permitiu que as avós fornecessem leite para crianças acentuou isso a partir de 2009). Nesse contexto, a possibilidade de autossuficiência de leite com produção própria torna-se utópica.

Com um pouco de perspectiva, vejamos a evolução das importações nos últimos 22 anos. No século 20, as compras no exterior eram praticamente nulas. Em 2008, com a adulteração do leite em pó com melamina (numa tentativa muito grosseira de melhorar a análise da proteína do leite que causou algumas mortes e 300.000 crianças afetadas com gravidade variável), a população voltou-se para os produtos importados, preferência que ainda subsiste.

Depois a curva é marcadamente ascendente, com a queda de 2015 provocada por uma grande reestruturação da economia nacional e a do corrente ano de 2022 com a política Covid Zero com forte impacto na atividade econômica. Estimamos que a tendência de importação mostrada no gráfico continuará ao longo do tempo: a China precisa de leite.

Autor do artigo
Marcos Snyder

As informações são do Dairylando, traduzidas e adaptadas pela equipe MilkPoint. 

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

EDUARDO SALVADOR ROCHA

BALDIM - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/11/2022

O problema é que a China, hoje, precisa de dinheiro. Esta entrando numa recessão aguda que vai mudar os padrões de consumo.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures