ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

2021: quem sabe o que vai acontecer no mercado?

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/10/2020

1 MIN DE LEITURA

1
3

Indústrias e produtores entram numa fase crítica do ano: olhar para o que está acontecendo HOJE no mercado (fortes movimentações no mercado de UHT, perspectivas difíceis para a muçarela, leite spot com fortes quedas e necessidade de rápida definição sobre as políticas futuras de preços ao produtor) ou ANALISAR e PLANEJAR o futuro, pensando em 2021?

O cenário do leite para 2021 é pleno de incertezas:

Demanda: teremos até dezembro deste ano o “auxílio emergencial”, reduzido a R$ 300,00/pessoa para os últimos meses do ano. Este auxílio teve efeito crucial na sustentação/aumento da demanda em 2020 e sua retirada do mercado (possivelmente a partir de janeiro de 2021) tende a trazer o consumo brasileiro à realidade do mercado, com níveis de desemprego elevados, queda no PIB e perspectivas de lenta recuperação econômica... Por outro lado, o mercado financeiro projeta uma recuperação mais vigorosa da economia e um crescimento do PIB da ordem de 3,5%.

Produção de leite: termina 2020 e começa 2021 fortemente pressionada em custos, em função dos elevados preços do milho e do farelo de soja e, também, da elevação da taxa de câmbio. Ao mesmo tempo, a movimentação dos preços pagos agora no final do ano será determinante para definir o incentivo (ou falta dele) ao produtor nacional no começo de 2021 e, como consequência, o cenário de produção de leite.

Comércio exterior: dólar em elevação e oscilante não foi impeditivo para o aumento das importações a partir de julho deste ano – a relação de preços (leite importado vs local) neste período foi favorável à competitividade do produto do Mercosul aqui no nosso mercado. Mas, como estará esta relação de preços no início de 2021 e a competitividade do produto dos “Hermanos” aqui no nosso mercado?

É um desafio (quase irresponsável!) tentar projetar este cenário, mas é exatamente isso que faremos em nossa discussão sobre os cenários futuros do leite brasileiro em 2021 no nosso Fórum MilkPoint Mercado Online, que será realizado nos próximos dias 13 e 14 de outubro.

Se não fez ainda sua inscrição, não perca a oportunidade de fazê-la imediatamente! E participe ativamente desta rica discussão sobre o mercado do leite em 2021!

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PEDRO AUGUSTO CARVALHO PEREIRA

GUARATINGUETÁ - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 02/10/2020

Conforme apresentado no título de um dos artigos disponíveis no próprio site "O produtor de leite não é bobo". Dependendo da intensidade de uma eventual baixa de preços do leite e sustentação (elevação ?) dos custos implicará em matança de vacas, tendo em vista os preços atrativos praticados no corte..

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures