ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Fonterra lança primeira garrafa de leite 100% à prova de luz do mundo

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 26/03/2013

2 MIN DE LEITURA

5
0
A cooperativa neozelandesa Fonterra lançou a primeira garrafa do mundo à prova de luz na Nova Zelândia, dizendo que a mesma protege o leite da luz e mantém o produto mais fresco e com sabor melhor por mais tempo.

A tecnologia da garrafa de três camadas desenvolvida durante três anos criou a primeira embalagem desse tipo para leite fresco e creme e significou uma “mudança de jogo” para a indústria de lácteos, disse o diretor gerente de marcas da Fonterra, Peter McClure, no lançamento em Auckland. “Essa é absolutamente sem dúvida a maior inovação da Fonterra”.

A garrafa 100% à prova de luz é feita de camadas branca, preta e branca, fabricadas com o mesmo material reciclável das garrafas plásticas existentes.

O sabor e o frescor são os maiores direcionadores dos consumidores na hora de escolher o leite e pesquisas mostraram que muitos usam o “teste do cheiro” para avaliar se o leite ainda está fresco antes da data de validade. Pesquisas mostraram que cerca de 7% de todo o leite fresco é descartado “porque as pessoas acham que o produto não cheira bem”, disse o gerente de marketing de marcas da Fonterra, Craig Irwin.

Embalagens como caixas e garrafas brancas onde se pode ver através delas podem permitir que 7% a 25% da luz atravesse, disse ele. O leite começa a estragar assim que é exporto à luz. A diferença poderia ser detectada seis minutos após o produto ser exposto à luz solar e em duas horas na presença de luz fluorescente. Assim que o leite é exposto à luz, começa a se alterar e produzir radicais livres, um processo que começa antes de chegar às geladeiras dos consumidores.

“Os danos causados pela luz é um processo que não pode ser evertido e, assim que começa, não para de causar impactos em seu sabor. Essa tripla camada de proteção fará com que isso pare de acontecer”, disse McClure.

“Todas essas reações nunca acontecem porque o leite nunca vê a luz e retém sem prazo de validade”, disse o gerente de inovações da Anchor, Olaf Van Daalen. “O consumidor deve esperar que o produto tenha o sabor tão bom no final dos 15 dias de prazo de validade que tinha no dia um”, disse ele. Os dados são da Fonterra, divulgados pelo site FoodBev.

Veja no vídeo abaixo o comercial da embalagem, que traz "vacas transparentes" mostrando os potenciais danos ao leite que poderiam ser causados pela luz.

 

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

WILTON RIBEIRO

RIO DE JANEIRO - RIO DE JANEIRO - REVENDA DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS

EM 08/04/2013

Juliana, estou te convidando para participar da Franquia do Marketing de Café Gourmet. Cadastro no site: www.ferreiracafe.com.br/2342
PAULO SERGIO RUFFATO PEREIRA

RIO BONITO - RIO DE JANEIRO

EM 01/04/2013

Também a PARMALAT, na sua antiga unidade em Carazinho/Rio Grande do Sul (hoje Nestlé), detinha e acredito ser a pioneira no envase de Leite UHT, linha Natura Premium em garrafas plásticas protegidas da luz.
Todas as embalagens de Leite UHT no sistema TETRA PAK (caixinhas), também são protegidas da luz, devido a sua composição de camadas, alternando filme plástico, papelão, filme de alumínio e plástico.
Como vê a novidade do artigo (acredito eu), ser essa tecnologia aplicada ao "Leite Pasteurizado", muito e comumente utilizado lá fora, em especial proteção ao prazo de validade citado(máximo 15 dias), como forma de garantir o seu "frescor", suas propriedades organolépticas, em especial odor e sabor e preservar as nutricionais,
PAULO MENDONÇA

AMPARO - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 01/04/2013

Prezada Juliana,

Gostaria de informar que esse processo utilizando a embalagem com barreiras já é utilizado em outros países........
Há mais de um ano que no Brasil é utilizado uma embalagem com barreiras pelo sistema de overmoullding ( camadas branca e preto e branco, preto e branco ) , o leite Shefa produzido no estado de São Paulo produz por esse sistema leites UHT. Veja o link - https://www.youtube.com/watch?v=QeLlXYdOdqU .
HUGO MARTINS

SALVADOR - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 30/03/2013

Parabéns
GUSTAVO PRATES

NITERÓI - RIO DE JANEIRO - PESQUISA/ENSINO

EM 27/03/2013

Juliana,
Tenho o prazer de informar que o Brasil já tem a tecnologia necessária para produzir esse tipo de embalagem no Brasil. A tecnologia "Coex", ou seja a garrafa é formada com 3 camadas em sua parede (www.multipackplas.com.br).
O limitador de sua popularização e o sistema de envase de leite, que exige total assepsia (alto custo), e a garrafa tem que ser fabricada e em seguida envasada, on line.
Seria uma ótima opção, para substituir em parte o Tetrapack, que é extremamente poluente, visto que sua reciclagem é muito difícil e cara.
Abraço,

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures