Como a redução do sal, da gordura e do açúcar continua sendo uma prioridade para os consumidores de hoje, os produtos lácteos naturalmente saudáveis subirão ainda mais a aposta com uma abordagem "menos é mais". Os desafios da reformulação sem comprometimento do sabor e textura irão impulsionar a inovação com novas soluções de sabor e uso de ingredientes.
Premiumização
Produtos artesanais continuam o seu crescimento constante em alimentos e bebidas, à medida que produtos artesanais premium inequivocamente definirão o tom para todos. As grandes empresas com modelos de produção em massa estão se adaptando perfeitamente ao clima e pressionando o limite do design para competir com o toque pessoal de produtos saudáveis e limpos de pequenos produtores, abrindo caminho para produtos de edição limitada e premium com um toque sofisticado.
Cruzamento de categorias
Os consumidores de hoje estão mais em sintonia com seus corpos do que nunca, procurando produtos que se adaptem a suas dietas especiais. As marcas responderão às suas exigências com prazeres mais saborosos e sem culpa, com benefícios funcionais. Estilos de vida modernos e híbridos desfocam as linhas entre as refeições e os lanches, e até mesmo bebidas e alimentos com produtos híbridos como iogurte-bebidas ou smoothie-sobremesas. Projetos de embalagens inovadoras fornecerão conveniência final para os dias modernos.
Experimentação disruptiva
A tendência geral de doce para salgados em lácteos irá inspirar misturas surpreendentes de azedo, salgado e umami e uso experimental de ingredientes como algas, pimentas e frutas cítricas. As companhias de lácteos também aproveitarão os benefícios funcionais e técnicos das plantas, como superalimentos, ervas saudáveis, especiarias e sementes na inovação de novas receitas. Novos ingredientes coloridos abrirão o caminho para a verdadeira experimentação onde os produtos parecem de uma maneira, mas tem outro sabor.
Mudança holística
O rótulo limpo está se tornando um padrão à medida que a demanda por transparência total aumenta, não apenas redefinindo as cadeias produtivas, mas também a forma como as marcas se comunicam com os consumidores, gerando consciência sobre questões-chave em suas respectivas indústrias e seu posicionamento de marca. Os consumidores levam as empresas a criar projetos de responsabilidade social forte e iniciativas mais verdes.
Fonte: FoodBev.com.