ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

A fome de iogurte da Pepsico

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 13/03/2017

2 MIN DE LEITURA

1
0
Dona de uma receita de US$ 62,7 bilhões, a Pepsico é conhecida pelo seu alto volume de investimentos em fusões e aquisições. Em pouco mais de 50 anos de história, essa estratégia foi uma das responsáveis para que a empresa se consolidasse como uma das gigantes mundiais de bebidas e alimentos. Dando sequência a esse perfil de consolidação, o Brasil pode ser o próximo alvo do apetite da companhia americana. Segundo reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico na terça-feira 8, o grupo está negociando a compra do laticínio Vigor, operação controlada pela J&F, holding da família Batista.

A fome de iogurte da Pepsico

A concretização de um acordo, segundo fontes do setor, atenderia aos interesses da J&F em se concentrar em outros ativos de sua propriedade, como o Banco Original e a JBS. A princípio, as conversas entre a holding e a Pepsico começaram em janeiro. A gigante americana teria feito duas ofertas desde então. A última delas, de aproximadamente R$ 6 bilhões. A Pepsico afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que “não comentaria especulações ou rumores”. A J&F e a Vigor também não quiseram comentar.

Com marcas como Pepsi, Gatorade e Toddy em seu portfólio, a Pepsico passou a dar maior peso ao mercado de laticínios há cerca de sete anos, quando comprou a Wimm-Bill-Dann Dairy, empresa russa de produtos lácteos e de sucos. Um dos principais fatores por trás desse movimento foi a tentativa de reduzir a dependência da categoria de refrigerantes. “Dada a queda nessa categoria e a intensificação da concorrência em snacks, faz todo sentido que a Pepsico esteja buscando crescimento em categorias adjacentes”, diz Pinar Hosafci, analista da consultoria Euromonitor International.

Para os analistas consultados pela Isto é Dinheiro, a Vigor, dona de marcas como Faixa Azul, Leco e Danúbio, seria um ativo capaz de abrir novas frentes nessa estratégia. “A compra da Vigor representaria a presença da Pepsico em uma gôndola ou setor no supermercado na qual, até agora, ela não está presente”, afirma Fábio Mariano, professor do curso de Ciências Sociais e do Consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Comprada pela J&F em 2009, a Vigor apurou uma receita de R$ 5,2 bilhões em 2015, um crescimento de 19% sobre o ano anterior.

O resultado foi o último divulgado pela companhia antes de fechar capital, em julho de 2016. Uma das iniciativas que impulsionaram esses números foi o fato de a empresa ter trazido a categoria de iogurte grego para o Brasil, estratégia que, posteriormente, foi copiada pela concorrência. A empresa lidera o segmento com 30% de participação, segundo a consultoria Nielsen. Pinar Hosafci, da Euromonitor, aponta ainda a média “impressionante” de crescimento anual de 10% do mercado de lácteos no Brasil nos últimos cinco anos como mais um fator que justificaria o investimento da Pepsico. “O Brasil é um mercado natural para explorar o segmento de latícinios.” 

As informações são da Isto é Dinheiro. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOSE EDUARDO VO VALLE GONÇALVES

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 14/03/2017

É muito triste estarmos vendendo nossas Empresas para estes gigantes internacionais,  estamos cada vez mais nas mãos de 05 empresas que dominam o globo!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures