ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Multinacionais sondam a Vigor, da J&F

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/03/2017

3 MIN DE LEITURA

0
0
Vigor Alimentos - multinacionais A J&F, controladora da Vigor, negocia a venda da empresa de lácteos para a multinacional Pepsico, de acordo com fontes do mercado. A Pepsico fez duas propostas para adquirir o laticínio brasileiro, mas não houve consenso sobre o valor da transação. Ainda que as conversas entre as duas companhias atualmente estejam em banho-maria, a reportagem apurou que a J&F segue interessada na venda da operação e, inclusive, tem conversado com outros potenciais compradores.

Segundo fontes do setor, o último valor ofertado pela Pepsico foi de aproximadamente R$ 6 bilhões, o equivalente a um ano de faturamento da Vigor. No entanto, a J&F quer mais por sua empresa de lácteos, apurou a reportagem. As conversas entre as duas companhias ocorrem desde janeiro deste ano. A Vigor tem 50% da mineira Itambé, em sociedade com a Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR).

Fontes do setor afirmam que a J&F tem o desejo de sair da operação de lácteos, pois está focando em outras áreas, como o Banco Original, por exemplo. A J&F também é controladora da gigante de alimentos JBS, da Eldorado, de celulose, e da Alpargatas, entre outras. As informações de que a J&F teria interesse em vender a Vigor surgiram no mercado em outubro do ano passado.

A Vigor ganhou espaço no mercado brasileiro de iogurtes no Brasil, especialmente nos últimos dois anos, com as vendas de iogurte grego. A companhia também tem reforçado sua estratégia de marketing com investimentos fortes em mídia, não apenas do iogurte grego, mas também de outros produtos da marca, como queijos. Nos últimos anos, a Vigor também buscou ampliar as vendas para outras regiões do Brasil além do Estado de São Paulo, reconhecendo que ainda não é uma companhia nacional.

Essa dificuldade de avançar no país, apesar de investimentos recentes, também pode explicar o desejo da J&F de se desfazer da Vigor, mas há outros fatores. De fato, o negócio de lácteos também é uma novidade na J&F, que acabou "herdando" a Vigor quando a JBS adquiriu o frigorífico Bertin, então dono da empresa de lácteos, em 2009. Com o tempo, contudo, os controladores afirmaram que passaram "a gostar" do negócio de lácteos. No setor, uma dúvida é como ficaria a Itambé na negociação, já que a Vigor tem participação de 50% na empresa. A CCPR, dona dos outros 50%, fornece o leite que é processado na Itambé.

Do lado da Pepsico, o investimento na Vigor seria uma forma de reduzir a dependência do segmento de refrigerantes, cujas vendas estão em queda no mundo. A empresa de alimentos e bebidas já tem operações de lácteos na Rússia, Leste Europeu e Alemanha. Concorrentes da Pepsico também têm investido no segmento de lácteos nos últimos anos. A Coca-Cola, por exemplo, adquiriu a mineira Verde Campo no fim de 2015.

Conforme apurou o Valor, representantes da Pepsico visitaram unidades da Vigor no Brasil recentemente. Além da negociação com a Pepsico, a reportagem apurou que a J&F também ofereceu a Vigor para outras empresas do setor, como a francesa Lactalis, que nos últimos anos liderou o processo de consolidação no segmento no Brasil, com a aquisição de ativos da LBR- Lácteos Brasil e dos negócios de lácteos da BRF. Segundo o jornal O Estado de São Paulo, a mexicana Lala também já teria sondado a companhia brasileira, de acordo com informações de uma outra fonte do mercado financeiro. 

A Vigor Alimentos teve receita líquida consolidada (inclui Itambé) de R$ 5,219 bilhões em 2015, último dado anual disponível, já que a empresa fechou o capital na bolsa no ano passado. No primeiro trimestre de 2016, a receita líquida consolidada da Vigor somou R$ 1,194 bilhão, 10,8% acima do mesmo período de 2015.

As informações são dos jornais Valor Econômico e O Estado de São Paulo , resumidas pela Equipe MilkPoint. 

"Se você aproveitou o conteúdo do MilkPoint durante o ano de 2016, saiba que nossa equipe o preparou com toda a dedicação para você! Vote em nós para o Troféu Agroleite: nos dê esse presente! Clique aqui para votar no MilkPoint como melhor mídia digital"

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures