ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Sulinox responde: que passos devem ser seguidos para uma ordenha perfeita?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 19/05/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0

Norberto André Duarte Viégas

Norberto André Duarte Viégas é Economista (Unilasalle), tem MBA-Gestão Comercial (FGV-Fundação Getúlio Vargas) e é Gerente Comercial da Sulinox.


Que passos devem ser seguidos para uma ordenha perfeita?

A ordenha perfeita começa pela separação do rebanho em lotes, deixando animais com algum problema para serem ordenhados por último. Depois deve ser realizado um correto pré-dipping, onde deverá ser feita a desinfecção dos tetos e sua secagem, bem como deve se realizar o teste da caneca de fundo preto que vai averiguar a presença de mastite clínica, deixando os animais preparados para a ordenha.

Ao realizar a ordenha propriamente dita, o ordenhador deve ter a preocupação com a subordenha, que ocorre quando o ordenhador interrompe o processo de ordenha antes dele estar completo, e com a sobreordenha, que ocorre quando o ordenhador "esquece" de retirar o conjunto de ordenha da vaca e o leite já terminou de ser extraído. Ambas situações contribuem para o aparecimento de mastite.

Por fim, após a realização da ordenha, o ordenhador deve realizar o processo de pós-dipping, que visa a eliminação de microorganismos presentes nos tetos das vacas e também visa "selar" o esfíncter evitando a entrada de possíveis bactérias e outros microorganismos nocivos à saúde do úbere.

Após a realização da ordenha os equipamento deverão ser lavados imediatamente, seguindo os protocolos de higiene fornecidos pelo fabricante do equipamento ou pelo fornecedor dos químicos.

Que fatores devem ser levados em consideração ao se adquirir equipamentos de ordenha?

Primeiramente, o produtor deverá escolher uma empresa que possua assistência técnica próxima a sua propriedade, pois um equipamento de ordenha deve funcionar 365 dias por ano.

Após escolher a empresa de sua confiança o produtor deverá solicitar ao técnico dessa empresa que realize o dimensionamento correto para seu equipamento, considerando alguns fatores:

- quantidade de animais a serem ordenhados hoje,
- quantidade estimada para o próximo ano
- quantidade estimada para 5 anos.

Outro fator importante para ser considerado no dimensionamento do equipamento é o limite territorial existente para possíveis expansões de produção. Essas questões são importantes pois os investimentos não são baixos e se o produtor comprar uma máquina muito pequena poderá estar gastando menos hoje mas, certamente, perderá muito dinheiro quando precisar trocar esse equipamento.

Qual é a importância da higiene dos equipamentos de ordenha?

A correta higienização dos equipamentos de ordenha é fundamental para a manutenção da saúde do rebanho e para a redução dos índices de contaminação por bactéria no leite produzido (CBT). Uma ordenhadeira limpa reduzirá as chances de proliferação de bactérias e de doenças entre as vacas do rebanho. Além disso, a vida útil dos equipamentos não será comprometida por ações relacionadas à falta de higienização dos equipamentos, e consequentemente o produtor reduzirá os custos com manutenção nos equipamentos de ordenha.

Qual é a importância do ordenhador no processo de ordenha?

O ordenhador tem vital importância no processo de ordenha, pois é ele quem vai conduzir tudo, não adianta termos um rebanho altamente produtivo e um sistema de ordenha e de armazenamento de leite de alta tecnologia se o ordenhador não fizer sua parte com eficácia. O ordenhador precisa receber o treinamento necessário para cumprir corretamente toda a rotina de ordenha e ele será o responsável pela eficiência desse processo como um todo.

Que tipos de equipamentos a Sulinox possui?

A Sulinox possui uma linha de produtos capaz de atender qualquer tamanho de produção de leite, desde pequenos produtores com 5 ou 6 vacas até produtores profissionais com rebanhos superiores a 500 animais.

A fábrica de Alvorada, no Rio Grande do Sul, fabrica equipamentos de ordenha balde-ao-pé, transferidores de leite, ordenhadeiras canalizadas e tanques refrigeradores de leite abertos.

A Sulinox possui duas parcerias internacionais para atender aos grandes produtores: a Israelense Afimilk, que fornece medição de leite eletrônica, pedometria, balança, portões separadores, Afilab e gerenciamento total da produção de leite e a francesa Serap, que fornece tanques refrigeradores de leite fechados até 40.000 litros com medição eletrônica e computador para gerenciamento dos dados e para realização do processo de higienização automático.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures