ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Enzima Transglutaminase: recente aprovação traz oportunidades e inovação para a categoria de lácteos

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 11/04/2024

4 MIN DE LEITURA

0
1

O mercado de produtos lácteos está em constante transformação e, com isso, as indústrias precisam conciliar os desafios de produção, negócio e as novas demandas impostas pelos consumidores, que estão cada vez mais atentos e exigentes em relação à composição dos produtos e tendências de mercado.

A tendência por produtos com teor reduzido em açúcar e/ou gordura, clean label e elaborados com poucos ingredientes também exige grande habilidade das empresas na busca de soluções sustentáveis e inovadoras. Neste contexto, algumas tecnologias podem ser úteis para solucionar os desafios do setor lácteo.

A novidade é que foi publicada recentemente, após anos de discussões técnicas, a Resolução GMC nº 15/23 que aprova o uso da enzima transglutaminase em queijos, iogurtes e leites fermentados no Mercosul. A aprovação traz mais modernidade para o segmento de produtos lácteos, com a possibilidade do uso de soluções inovadoras que contribuam para solucionar os desafios enfrentados pelas indústrias e atendimento das novas demandas dos consumidores e tendências de mercado. Considerando as novas soluções aprovadas no Mercosul, a Ajinomoto do Brasil desenvolveu a ACTIVA®, que é uma linha de preparações enzimáticas à base de transglutaminase.

A transglutaminase é uma enzima amplamente conhecida por catalisar ligações cruzadas entre os aminoácidos lisina e glutamina das proteínas. Essas ligações são covalentes (estáveis e irreversíveis) e, com isso, promovem alguns benefícios tais como: melhoria de textura, viscosidade e cremosidade de iogurtes, bebidas lácteas, sobremesas lácteas e petit suisse; melhoria de rendimento e redução da proteólise em queijos; e incremento de estabilidade em produtos UHT.

Figura 1: Ligações cruzadas catalisas pela enzima transglutaminase

A atuação da enzima transglutaminase é dependente não apenas da quantidade de substrato (proteínas lácteas), como também das condições de pH e temperatura do meio. Em relação às temperaturas, o cenário ideal de atuação fica entre 30°C e 50°C, mas podem ser feitos processos à frio, com uso de um tempo mais prolongado de ação enzimática. A faixa de pH ótimo para atuação da transglutaminase está entre 4,0 e 8,0, ou seja, na maioria dos processos da indústria láctea a enzima pode ser aplicada sem mudanças no fluxo de produção, facilitando sua adaptação à formulação original.

Além dos benefícios mencionados anteriormente, a enzima transglutaminase também pode melhorar a experiência sensorial, uma vez que sua aplicação pode diminuir a necessidade do uso de gomas e amidos em produtos, contribuindo também com a recuperação da nota láctea nestes produtos.

Outro ponto a destacar é o impacto positivo da enzima em produtos reduzidos em açúcar e gordura, resgatando e realçando a sensação de mouthfeel – um atributo sensorial que determina o sabor final dos alimentos com base em aroma e paladar. Dessa maneira, a ACTIVA® pode ser empregada para restaurar esses atributos em produtos light ou com baixos níveis de gordura e açúcar.

Em relação à estabilidade de produtos fermentados, a transglutaminase promove interação entre as frações de proteína (caseína e soro proteínas). Essas ligações cruzadas são responsáveis pela redução significativa de sinérese em produtos aplicados com a enzima quando comparado ao mesmo produto sem a tecnologia. Já nos produtos UHT (Ex.: bebidas lácteas UHT), o tratamento enzimático mostrou-se benéfico para melhoria de estabilidade quando comparamos HCT (heat coagulation time) de produtos padrão versus produtos com tratamento enzimático por transglutaminase.

Quando pensamos nas características reológicas e sensoriais, a enzima transglutaminase, aplicada em iogurtes, bebidas lácteas e sobremesas lácteas, melhora de forma significativa o mouthfeel, viscosidade e textura. Diferentes estudos com essas categorias de produto demonstram que a enzima é capaz de modificar significativamente a textura destes alimentos e, com isso, conseguimos em muitos casos realizar substituições parciais ou mesmo totais de agentes e textura como gomas e amidos. Em alguns segmentos que buscam rótulos com menor quantidade de ingredientes essa pode ser uma ferramenta estratégica.

Em outros casos, a redução parcial de proteína, gordura ou açúcar nas formulações visando diminuição de custo ou saudabilidade traz consigo o desafio da perda de textura e cremosidade, e, nestes casos, a enzima transglutaminase também pode ser uma ferramenta muito útil em recuperar esses atributos.

Nos queijos de alta umidade, como queijos frescos, o efeito positivo advém das ligações cruzadas entre caseína e soro proteínas. A formação de uma estrutura mais reticulada entre proteínas leva a uma maior retenção de sólidos e umidade, ajudando na manutenção do rendimento, além de reduzir a perda de água por sinérese.

Também na categoria de queijos de média umidade observa-se um impacto positivo da enzima transglutaminase relativo à prevenção de proteólise, tanto em extensão, como em profundidade. Portanto, a enzima poderia ser uma solução para prevenção desse efeito ao longo do tempo de estocagem, gerando uma estrutura mais resistente ao fatiamento, como mostram alguns estudos. 

Como a ACTIVA® é um coadjuvante de tecnologia, não precisa ser declarada no rótulo e, com isso, contribui para o desenvolvimento de produtos clean label e elaborados com poucos ingredientes.

Com tantas aplicações e diversidade, o uso desse coadjuvante de tecnologia auxilia o setor a atender às exigências das indústrias e dos consumidores, principalmente no que diz respeito às características sensoriais, nutricionais e de custo. A recente aprovação da enzima transglutaminase em mais categorias de produtos lácteos moderniza, amplia e estimula a pesquisa e desenvolvimento do setor, e isso deve resultar em aplicações mais eficientes, beneficiando toda cadeia de produção de lácteos.

Jamile Oliveira, gerente da Ajinomoto® Food Ingredients – Divisão da Ajinomoto do Brasil que oferece soluções para a indústria alimentícia

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures