Marcada por desafios diários e influenciada pelas flutuações constantes de mercado, a pecuária de leite exige dos produtores uma grande capacidade de adaptação às mudanças constantes do setor e de correção de problemas de forma rápida.
Do pequeno ao grande produtor de leite, o que todos desejam, no fim das contas, é atingir uma maior eficiência e rentabilidade. Para isso, é necessário tornar o processo produtivo menos custoso, ao mesmo tempo em que se adequa às exigências da indústria e dos consumidores destes produtos, que buscam cada vez mais por produtos mais naturais e saudáveis.
É neste cenário que produtos como o novo Vitacon H+, da Nutriphós, se destacam. Desenvolvido com a mais alta tecnologia, o Vitacon H+ combina minerais, vitaminas, homeopatia e probióticos em uma única solução. Sua fórmula avançada não apenas promove a saúde e o bem-estar dos animais, atuando na prevenção e combate das principais doenças que afetam o rebanho leiteiro, mas também ajuda a aumentar a produtividade e a qualidade do leite produzido.
Fórmula criada especialmente para o gado leiteiro
Jorge Rogoni, fundador da Nutriphós, relembra o que o levou a criar o Vitacon H+, ainda nos anos 90: “As queixas do produtor de leite estavam muito relacionadas a problemas da doença da glândula mamária, a mastite. E esta doença causa muito prejuízo e transtorno, por causa da perda de qualidade e produção. A inflamação altera a CCS, baixa a qualidade do leite e afeta muito a lucratividade do leite.”
Para atender a estas necessidades e desafios enfrentados pelo produtor de leite, a Nutriphós focou em buscar alternativas de melhorias do sistema imunológico dos animais. “Para isso, nós tivemos que voltar as pesquisas no sentido de ampliar a saúde das vacas, expulsando as doenças por intermédio da imunologia. E fazendo isso por um processo natural, sem deixar resíduos na produção de leite.”
O resultado deu tão certo que, com apenas algumas semanas de uso do Vitacon H+, os primeiros produtores de leite a experimentar o produto já relatavam mudanças significativas no rebanho, entre elas uma melhor ingestão de alimentos, animais mais tranquilos e com a pelagem lisa e brilhante. A partir de 2 meses de uso, os pecuaristas relataram sinais de menor incidência de mastite e melhoria da produção e qualidade do leite.
“Quanto mais se usa o produto, mais se evidenciam os benefícios. A partir de 6 meses a 1 ano, podemos notar problemas de cascos menores, tornando a mobilidade do animal melhor, o que melhora o conforto e a ingestão de alimentos. Quanto à parte reprodutiva, percebemos também uma maior fertilidade e observamos que os intervalos entre partos ficam mais curtos, beneficiando a produtividade e melhoria da rentabilidade”, explica Jorge.
Evolução com o mercado
Ao longo de quase 30 anos desde o lançamento do Vitacon, a produção e as indústrias de laticínios mudaram, assim como o perfil e as exigências dos consumidores de leite e seus derivados. Acompanhando essas mudanças, a Nutriphós também promoveu uma evolução na fórmula do Vitacon H+, fazendo melhorias que vão ao encontro das necessidades específicas deste mercado. Agora, o produto chega a sua versão mais moderna e completa, como explica o responsável técnico da Nutriphós, Julio Bortolato:
“Aprimoramos a sua formulação, que contém minerais quelatados, vitaminas, probióticos, além de 3 núcleos de tratamento homeopáticos: o NTH Mastite, NTH Antitóxico e NTH Convita H. Essa combinação única promove uma saúde mais elevada dos animais, trazendo mais produção e uma melhor qualidade do leite. Realmente, não existe no mercado um produto tão completo quanto o Vitacon”, ressalta.
Por dentro da fórmula do Vitacon H+
Como citado por Bortolato, a formulação do Vitacon H+ traz ingredientes que vão atuar de maneira integral na saúde, nutrição e bem-estar dos animais. São eles:
-
Minerais Quelatados: melhoram a absorção de nutrientes pelo organismo animal;
-
Vitaminas: participam de funções da formação de tecidos, funções reprodutivas e de imunidade;
-
Probióticos: melhoram a conversão alimentar e aproveitamento da dieta;
-
NTH Antitóxico, NTH Convita H e NTH Mastite: realizam funções preventivas e curativas.
Com isso, o uso do Vitacon H+ traz benefícios como:
-
Aumento de rentabilidade (+ produção + qualidade + saúde);
-
Redução de mastites subclínicas;
-
Redução da utilização de antibióticos;
-
Mais qualidade de vida aos animais;
-
Leite orgânico.
Tudo isso com zero resíduo, zero carência e zero descarte. Ou seja: é mais lucro para o produtor.
O que dizem os produtores que usam o Vitacon
Esta história de sucesso do produto é testemunhada por produtores como Airton Moreto, de Pérola–PR, que utiliza o Vitacon há 5 anos: “Os benefícios que notei nas minhas vacas com o uso do Vitacon foram uma conversão melhor de comida e também acabou o problema de mastite. Aparece, sim, algumas vezes, mas é só aumentar uma dose a mais do Vitacon H+ que já elimina, não precisa ficar gastando com antibiótico nem tendo descarte de leite. É um remédio bom, que recomendo a todo mundo usar.”
Maria Barbosa, outra produtora da mesma região, destaca a diferença que o Vitacon H+ fez em seu rebanho: “Faz 6 anos que a gente usa o Vitacon e tem dado muito resultado, porque antes a gente tinha um gasto muito alto com medicamento e não tinha tanto resultado [na saúde dos animais]. Aí foi nos apresentado o Vitacon, no começo tive uma certa desconfiança, mas depois, usando o produto, eu descobri que ele é incrível, é sensacional.”
Maria conta também que, com a redução do uso de antibióticos e anti-inflamatórios para tratar problemas como a mastite e outras infecções comuns nas vacas-leiteiras, seu produto passou a ser mais valorizado e elogiado pelos laticínios para os quais eles vendem a produção. “Vimos um aumento da produção e também um cheiro muito bom no leite, um leite saboroso, cheiroso. Uma coisa impressionante mesmo. Até uma pessoa que compra o nosso leite nos perguntou o que fazemos para ter um leite tão cheiroso. Provavelmente é o produto que a gente usa, né? A vaca bem tratada, bem alimentada, sadia, livre de infecção, porque o CCS traz a mastite, que é infecção. Então, o Vitacon é muito bom para o nosso gado, e também para quem utiliza e consome nosso leite.”
O impacto na saúde dos consumidores
Além dos benefícios para os animais, o uso do Vitacon H+ tem impactos positivos também para os consumidores, como destaca Jorge Rogoni: “Hoje, o público está cada vez mais exigente. As análises laboratoriais estão muito mais precisas, muito afinadas. Hoje, por exemplo, um laticínio detecta a presença de antibióticos de forma rotineira e fácil, e separa esses produtos. Quando temos produtos de qualidade, queijos de alta fermentação, a presença de antibióticos destrói o processo fabril e dá prejuízo para o laticínio”, avalia.
“Para nós da Nutriphós é um orgulho estar caminhando junto com uma tendência de mercado e uma exigência do consumidor, que são alimentos mais saudáveis, livres de resíduos, e alimentos mais puros, que desde uma criança e um idoso podem consumir sem qualquer restrição, que vai trazer excelentes efeitos para a saúde destas pessoas”, resume o fundador da empresa.
Com histórias de sucesso e resultados comprovados, o Vitacon H+ representa uma nova era na pecuária leiteira, onde a busca por produtos mais naturais e sustentáveis é uma realidade cada vez mais presente. E para os produtores que desejam melhorar a produtividade, a qualidade e a rentabilidade de sua produção de leite, o Vitacon H+, certamente, é a escolha certa. Clique aqui para conhecer mais sobre o produto.