ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

SISTEMAS ESTABILIZANTES ALIBRA PARA PRODUÇÃO DE BEBIDAS LÁCTEAS UHT COM ALTO TEOR DE SORO

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 02/04/2020

2 MIN DE LEITURA

0
0

As bebidas contendo soro em sua composição vêm ganhando mercado e com isso surgem diferentes tecnologias para torná-las mais competitivas e aceitáveis aos consumidores.  

No Brasil o reaproveitamento do soro, importante tanto do ponto de vista ambiental quanto nutricional, concentra-se na elaboração de bebidas lácteas fermentadas e bebidas lácteas UHT.

O Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade define bebida láctea como o produto lácteo resultante da mistura do leite e soro de leite, fermentado ou não, adicionado ou não de outros ingredientes, cuja base láctea representa pelo menos 51% massa/massa (m/m) do total de ingredientes do produto.

Diante do grande número de players neste segmento, as empresas fabricantes buscam constantemente redução de custos de suas formulações para garantirem sua competitividade.

O aumento do teor de soro das formulações é uma alternativa bastante viável, não só por permitir aos fabricantes minimizarem o custo total dos ingredientes que compõem as bebidas, como também por ser uma fonte de nutrientes lácteos, sobretudo proteínas de alto valor nutricional e cálcio.

Durante o processamento das bebidas lácteas UHT, dependendo da severidade do binômio tempo/temperatura empregado no tratamento térmico, podem ocorrer alterações na conformação das proteínas susceptíveis à desnaturação, causando agregação das proteínas, precipitação e, consequentemente, separação de fases.

A instabilidade física das bebidas lácteas UHT com alto teor de soro é um defeito bastante comum 

nos produtos disponíveis no varejo e fator de rejeição pelos consumidores, que buscam produtos que entreguem qualidade e um bom perfil sensorial e nutricional.

Visando auxiliar os clientes no desafio de produzir bebidas lácteas de baixo custo e com manutenção das características sensoriais, a Alibra Ingredientes desenvolveu sistemas estabilizantes e espessantes que permitem a produção de bebidas lácteas UHT com altos teores de soro.

Os sistemas estabilizantes e espessantes da linha GenkorLac CM incrementam viscosidade e preenchimento, melhoram a liberação de sabor, permitem a manutenção de sólidos insolúveis em suspensão, previnem a separação de soro e auxiliam na estabilidade das proteínas e da gordura.

Além dos produtos já disponíveis no portifólio, a Alibra Ingredientes desenvolve produtos para atender as necessidades de cada cliente, para que se adeque às matérias-primas e características de processo disponíveis em cada planta industrial, visando máximo desempenho.

Na matriz, em Campinas/SP, está situado o CIA - Centro de Inovação e Aplicação Alibra, equipado com laboratórios modernos, conta com uma planta piloto UHT de última geração. Nesta planta, profissionais qualificados, trabalham no desenvolvimento de novos produtos, otimização de custos e processos, além da oferta de soluções inovadoras para o mercado de lácteos.

 

Érica R. Alssuffi

Gerente Técnica – Centro de Inovação e Aplicação

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures