ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar
PATROCINADO

RúmiScore apresenta novo padrão de sustentabilidade para pecuária de leite e premia melhores produtores do País

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 12/12/2022

4 MIN DE LEITURA

0
3

IMPORTANTE | O conteúdo editorial deste material é responsabilidade dos nossos anunciantes.

Produtores leiteiros de todo o Brasil se reuniram na noite de quarta-feira, 07 de dezembro, para a entrega do Prêmio Os melhores do ano RúmiScore"desenvolvido pela Rúmina, empresa referência em soluções digitais para pecuária, na cidade de Indaiatuba (SP).

O RúmiScore é a extensão do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018. Por meio de 13 indicadores zootécnicos, cada fazenda produtora de leite passa pela avaliação de suas principais características, desde a eficiência de criação de animais jovens até produtividade do rebanho e, a partir deste ano, as estimativas de emissão de metano. Ao final, recebe uma nota geral, o RúmiScore. Esse resultado, somado ao perfil racial da fazenda, são os requisitos para obter sua classificação.

Com o objetivo de unir tecnologia e maior produtividade de forma sustentável, o evento contou, além da premiação, com a divulgação do Radar da Produtividade e Sustentabilidade, que, de acordo com a recente validação da empresa europeia IMPACT FORECAST, mostrou que as propriedades participantes do RúmiScore apresentaram redução considerável na taxa de emissão de metano: 1,5% (g de metano/l de leite) a menos que o cenário geral. Ou seja, em três milhões de litros produzidos ao ano, elas emitem 3,8 toneladas a menos de carbono em comparação às demais fazendas.

As fazendas também tiveram um crescimento de 3,6% na produção anual, enquanto a média geral é de 2,4%. De 2019 a 2022, 75% obtiveram aumento de produtividade média. Entre as dez primeiras do ranking, a produção média foi de 32,5 kg/vaca/dia, 27% a mais que a geral.

Segundo o CEO da Rúmina, Laerte Cassoli, o foco na sustentabilidade “conversa com a necessidade do consumidor, pois ele tem buscado cada vez mais produtos de qualidade, mas que também respeitem as questões ambientais. Então, acredito ter sido o primeiro movimento que fizemos nesse sentido, unindo maior produtividade a práticas sustentáveis”.

Outro importante dado apresentado pelo Radar é em relação à evolução da nota RúmiScore, que, dentro dos três últimos anos, teve um crescimento de 12%, passando da média de 4,5 para 5,2. Ainda dentro do período (2019-2022), 69% das fazendas participantes alcançaram o aumento de suas notas, e os indicadores que mais evoluíram foram os Produtivos, a Estimativa de Intensidade de Metano, Idade Média do Primeiro Parto e Taxa de Vacas em Lactação.

O levantamento mostrou que, entre as quase mil propriedades participantes, a média de vacas em lactação foi de 151 animais, com cerca de 182 dias em lactação média e ganho de 24kg por matriz.
 

Prêmio “Os melhores do ano RumiScore”

A cerimônia premiou 10 produtores, nas categorias Perfil Racial 3 (até 75% Europeu), Perfil Racial 2 (de 75% a 93,75% Europeu), Perfil Racial 1 (predominantemente europeu), Melhor RúmiScore Geral e Prêmio Evolução - que reconhece o produtor com maior evolução dos índices avaliados.

Welington Costa, proprietário da Fazenda Alto da Serra, campeã do Melhor RúmiScore Geral e 1° lugar na categoria Perfil Racial 2, conta como as informações obtidas auxiliam no maior alcance dos índices. “É muito importante para compararmos a evolução da fazenda mês a mês, ano a ano. Com os números em mãos, conseguimos tomar as melhores decisões”.

O filho de Welington, Rodrigo de Sousa Vilela, também participou da premiação, representando a propriedade pela Cooperativa Agropecuária de Boa Esperança (Capebe). Para ele, a parceria entre a Cooperativa, o Software Ideagri e o produtor “tem crescido a cada ano devido à sua suma importância para toda a cadeia produtiva”.

Ganhador do Prêmio Evolução, Paulo Amaral, proprietário da Fazenda Rio Grande, destaca o impacto positivo gerado pelo evento. “O benchmarking serve como um parâmetro, a meta é melhorar cada dia um pouquinho. Encontrar alguém que faz as mudanças necessárias nos mostra que é possível seguir nesse caminho, e isso serve de referência para gerações futuras e para as pessoas que acompanham esses números”.

Confira a lista completa dos vencedores:

Perfil Racial 3
1° lugar: Fazenda Pavana
2° lugar: Xapetuba Agropecuária
3° lugar: Fazenda Beira Rio

Perfil Racial 2
1° lugar: Fazenda Alto da Serra
2° lugar: Fazenda Olhos D'água
3° lugar: Sítio São Bento

Perfil Racial 1
1° lugar: Agropecuária Riacho
2° lugar: Fazenda Restingão
3° lugar: Fazenda Parousia
 

Prêmio Evolução: Fazenda Rio Grande

Melhor RúmiScore Geral: Fazenda Alto da Serra
 

Sobre a Rúmina

A Rúmina é o maior ecossistema de soluções digitais para a pecuária do Brasil. Engloba as empresas Ideagri, que é a empresa líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere e da bezerra; Bovitech, solução de tomada de decisão para pecuária de corte e RÚMICash, fintech voltada à cadeia do leite.

Na Rúmina, o produtor está sempre em primeiro lugar. Determinados em fazer a diferença, a empresa quer democratizar e simplificar a adoção de tecnologias pelos produtores – seja biotecnologia, sensores, softwares, soluções financeiras e inteligência artificial – oferecendo a melhor experiência para os produtores e empoderando técnicos veterinários, consultores e toda a cadeia de valor da pecuária.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures