ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Quatro motivos para implementar uma triagem rápida microbiana em seus produtos lácteos e bebidas

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 19/06/2023

4 MIN DE LEITURA

0
0

Ao fabricar laticínios e bebidas, os produtos precisam passar rapidamente pelo controle de qualidade e chegar ao mercado. Os métodos tradicionais de teste microbiano podem demorar dias ou semanas e exigem vários processos manuais, aumentando o risco de erros técnicos. Além disso, muitos resultados não são quantitativos e exigem inspeção visual para sua interpretação. Apresentamos aqui quatro razões para simplificar esse processo com um método de triagem microbiana rápida, obtendo resultados quantitativos para liberar o produto mais rapidamente e impactar positivamente seus resultados financeiros.

1. Um instrumento para diferentes bebidas

Os testes devem ser realizados no produto final para confirmar a ausência de contaminação microbiana. Isso requer a amostragem individual de inúmeras embalagens de produto e os cultivos positivos para confirmação. No entanto, o teste muitas vezes é comprometido pela complexidade das bebidas.

A triagem rápida é capaz de eliminar as preocupações e simplificar o processo, fornecendo resultados confiáveis e reproduzíveis em um período de 24 a 48 horas. Um método de triagem microbiana validado corretamente utilizando adenosina trifosfato (ATP), como a metodologia do sistema Innovate faz. Por estar presente em todos os organismos vivos, o ATP é utilizado como indicador da presença de microrganismos, mesmo em produtos lácteos e bebidas altamente processados.

A triagem é simples: o produto é tratado para reduzir fontes de ATP “de fundo” não microbianas. Em seguida, um outro reagente ira realizar a interação com o ATP microbiano, produzindo bioluminescência que pode ser lida facilmente. Quando otimizadas, as amostras podem passar com precisão por uma triagem rápida, permitindo que o produto seja lançado no mercado de forma ágil e eficiente.

O sistema Innovate  pode ser utilizado para testar uma ampla variedade de tipos de produtos, desde molhos, sucos em polpa, pudins espessos e leite aromatizado e até ketchup. Os reagentes RapiScreen™ Beverage, quando usados com o sistema Innovate, têm uma forte capacidade para neutralizar o alto teor de ácido em sucos e eliminar interferências de ingredientes complexos das formulações lácteas. O kit RapiScreen™ Dairy testa produtos lácteos e não lácteos. Nenhum outro método rápido abrange uma gama de aplicações tão ampla.


O sistema Innovate é fácil de usar, mesmo com produtos de alta complexidade que são opacos, altamente pigmentados, não filtráveis, insolúveis, com pH baixo, preservados (ou não) ou embalados de forma asséptica.

2. Resultados em 24 horas

O sistema Innovate utiliza a tecnologia de bioluminescência RapiScreen™ ATP, o padrão da indústria para triagem de produtos lácteos, por causa da sua rapidez e dos resultados claros de ausência ou presença, eliminando a necessidade de incubação em placa e permitindo que os produtos sejam liberados dias antes. O sistema foi validado para detectar baixos níveis de contaminação microbiana após um período de apenas 24 a 48 horas de incubação.

Em 30 minutos, os kits RapiScreen conseguem detectar e quantificar os níveis de microrganismos presentes, testando 96 amostras individuais de uma só vez, sem necessidade de incubação secundária. Isso reduz o tempo de obtenção dos resultados e permite testes em lote para diferentes tipos de amostras.

3. Economia de custos (ROI)

Redução dos custos e armazenamento liberando os produtos mais rapidamente. Com resultados em apenas 24 horas, o sistema Innovate consegue detectar a contaminação em laticínios, alimentos e bebidas, onde há baixa expectativa de carga microbiana, por exemplo, em produtos pasteurizados de temperatura ultra-alta (UHT) ou de prazo de validade estendido (ESL).

Após a análise do produto, os resultados são exportados automaticamente para o banco de dados interno. Depois, um relatório é gerado para todas as amostras testadas, permitindo a liberação rápida dos produtos com resultado negativo. Ao reduzir o tempo de obtenção dos resultados, as instalações podem reduzir as necessidades de estoque, espaço de armazenamento e quarentena, obtendo uma economia significativa e impactos positivos na produção. Os resultados mostraram que, em mais de 200 instalações em mais de 65 países, os clientes da indústria de laticínios economizaram mais de US$ 500.000 nos primeiros cinco anos. O mesmo deve ser aplicável aos testes de bebidas.

4. Automação de alto volume

Para grandes volumes de amostras, os testes podem ser ainda mais otimizados utilizando o sistema Innovate Autosampler III. Esta solução facilita a amostragem de produtos a partir de qualquer tipo de embalagem de papel para a placa de teste, aumentando a eficiência e a consistência. Além disso, conta com uma flexibilidade adicional que permiti selecionar o número de canais para amostrar produtos (4 - 8) e garantir a máxima eficiência.

 

O Innovate Autosampler III oferece um fluxo contínuo de trabalho, consegue preparar 2.000 amostras por hora e armazenar placas de 96 poços em fila para testes consecutivos no sistema Innovate. A manutenção e o tempo de inatividade são minimizados com controles internos. Além disso, o software integrado permite a comunicação entre a linha de produção e o sistema Innovate usando a funcionalidade existente de LIMS.

 

Implementar uma solução rápida e fácil para testes microbiológicos que irá auxiliar a análise do produto final de bebidas quanto à contaminação. O sistema Innovate consegue fornecer resultados de controle de qualidade em menos de 30 minutos, permitindo que os fabricantes de bebidas e laticínios confirmem rapidamente a qualidade de seus produtos finais e os libere rapidamente para o mercado. Entre em contato conosco para saber mais.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures