![]() | Rui Pedro Vieira GodinhoRui Pedro Vieira Godinho é Médico Veterinário e Mestre em Ciências Veterinárias com enfase em Parasitologia |
1 - O que significa carência de zero dias para vacas tratadas?
Hoje o produtor conta com várias ferramentas para o aumento da produção leiteira; de produtos a serviços o leque de alternativas cresceu exponencialmente.
Em relação a produtos, há alternativas que realmente auxiliam na melhora da qualidade de vida dos animais. O grande desafio é manter o equilíbrio entre eficácia no animal sem causar prejuízo a saúde humana.
Dos medicamentos veterinários utilizados em vacas leiteiras 28% são vermífugos e ectoparasiticidas. Os quais, em sua maioria, não tem liberação para serem utilizados em vacas em lactação.
Um produto que tem carência zero, não deixa resíduos no leite, o que significa que as vacas tratadas com esse produto, estão produzindo leite que é apto para consumo humano.
2 - Quais os problemas causados pelos resíduos no leite?
Existem prejuízos para a indústria por inibição de culturas lácteas as quais são utilizadas para a fabricação de queijos e iogurtes, tornando esse leite impróprio para a industrialização. Bem como geram odores desagradáveis em produtos concentrados como manteiga e queijos (quando estes conseguem ser produzidos).
Mas podemos falar que os maiores problemas estão ligados a saúde pública. O leite com resíduo pode levar a reações alérgicas ou tóxicas, e nesse caso temos que lembrar que os maiores consumidores de leite são nossas crianças.
3 - Deve-se descartar o leite de vacas tratadas com antiparasitários?
A maioria dos produtos que tem ação parasiticida, tanto para ectoparasitas como para endoparasitas ou os endectocidas, não podem ser utilizados em vacas em lactação pois deixam resíduo no leite. Esse resíduo pode ser um problema para o laticínio que vai industrializar o leite (não é bom para produzir queijos e iogurtes), bem como é muito mais preocupante para as pessoas (principalmente crianças) que vão consumir o leite. Sendo assim, caso o produto não tenha a indicação de "SEM CARÊNCIA NO LEITE", o leite das vacas tratadas de vê sim ser descartado, é uma questão de consciência e saúde pública.
4- Como está o nível de controle sobre estes resíduos?
Tendo em vista a importância do tema, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA, criou, em 2001, o Programa Nacional de Controle de Resíduos de Medicamentos Veterinários em Alimentos - PAMvet. Programa q tem como objetivo determinar limites máximos de resíduos, bem como estabelecer leis e métodos de controle.
Como o leite atualmente também se tornou um produto de exportação, a pressão dos mercados externos para controle da qualidade do mesmo está cada vez maior. Inclusive fatos recentes de devolução de carne bovina com resíduos de endectocidas devem refletir no setor de lácteos.
5- Como fica o produtor nesta história?
Os prejuízos causados pelos ecto e endoparasitas se destacam pela menor produção de leite (até 25% menos leite), baixo desempenho reprodutivo (15% menos bezerras por ano), crescimento deficitário em animais jovens, transmissão de doenças como a Tristeza Parasitária, morte de animais jovens, entre outros.
Então é totalmente antieconômico não fazer o tratamento contra estes parasitas. Um produto como o Lactus combina alta eficácia contra carrapatos, moscas dos chifres, bernes, vermes, etc sem causar prejuízos para o ser humano.
6- Qual a tecnologia utilizada pela Noxon?
Apesar de existir vários medicamentos com o mesmo principio ativo, nenhum deles é exatamente igual, porque possuem veículos diferentes. Cada empresa é responsável pelo desenvolvimento do veículo, e não só do veículo, mas como do método de preparação, os quais vão influenciar diretamente na liberação do ativo e no seu efeito. Esse é o segredo de cada empresa.
Entre em contato pelo box abaixo e saiba mais:

