Confira a explicação de Margareth Mathias Dellatorre, Zootecnista e Coord. Técnica Bioprotection - Novartis Saúde Animal
" A sua pergunta é muito interessante.
Quando pensamos em biologia, que não é uma ciência exata igual a matemática, não podemos afirmar que iremos exterminar uma determinada praga (insetos), pois esses insetos virão de outros locais, e reinfestará novamente os estábulos e etc.
Podemos dizer que terá um controle adequado (em torno de 95%) para aquele local.
Mas, para que um local possa ter um controle de moscas, não deve apenas aplicar produtos (inseticidas), mas deve-se fazer um programa de manejo integrado.

Figura 1: Manejo Integrado e a união de medidas corretivas, medidas preventivas e medidas de eliminação, para que haja um controle eficaz.
As medidas preventivas e corretivas são métodos físicos (mecânicos) para ajudar no controle da infestação, como por exemplo: telar janelas, evitar vazamento nos bebedouros, bom manejo do esterco, não deixar lixo exposto e etc.
As medidas de eliminação, é a aplicação de mosquicidas adulticidas (inseticidas que matam moscas adultas) e larvicidas, para controlar as moscas na fase de larva.
Quando não queremos moscas em um determinado local, com por exemplo: cozinha, estábulos e etc., deve-se fazer um anel sanitário.
Anel sanitário, nada mais é do que tratar a parte externa da área onde não se quer moscas, para que as mesmas não entrem.
Então, para que tenha um bom controle de moscas, o ideal é aplicar o Agita 10 WG na parte externa da área. Se houver possibilidade, telar as janelas e criar mais barreiras físicas, para que as moscas não entrem.
Se o local for totalmente aberto, aplica-se Agita 10 WG nos pontos onde as moscas estão pousando. Cuidado onde será aplicado o produto, para que moscas mortas não caiam em cima de alimentos e etc.
O intervalo entre as aplicações, dependerá da forma que o Agita 10 WG foi aplicado: pincelamento, pulverização ou cordões embebidos.

Se não quer moscas incomodando no momento da ordenha, deve-se fazer barreiras ao redor.
Além de controlar as moscas adultas, deve-se procurar o local onde estão as larvas e usar um larvicida, para controla-las.
As larvas, são encontradas em matéria orgânica em decomposição, como exemplo: esterco, fezes, lixo e etc., pois são nesses locais que as moscas se proliferam.
Na nossa linha de produtos para controlar moscas domésticas temos:
- Agita 10 WG - adulticida (mata moscas adultas), que atrai e mata as moscas, pois sua formulação possui: açucar, feromônio sexual e o princípio ativo. Deve ser diluído em água e aplicado nas áreas onde as moscas pousam.
- Neporex 50 SP - larvicida seletivo, que controla apenas larvas de dípteros (moscas), não afeta os demais insetos que vivem nessa matéria orgânica. Deve ser diluído e aplicado por pulverização nos locais onde as larvas se encontram.
Os produtos acima estão disponíveis em cooperativas e lojas agropecuárias no Brasil.
Espero ter ajudado.
Abraço
Margareth Dellatorre"
Para saber mais entre em contato pelo box abaixo: