ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Leite, onde tudo começa!

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 19/07/2021

3 MIN DE LEITURA

0
0

Esse mês de julho mais precisamente no dia 12/07 comemoramos uma data muito especial o “Dia Nacional do Produtor de Leite”, pessoas dedicadas e comprometidas com seu trabalho e propósito.

Produtor de Leite

Geralmente uma vocação passada em família de geração após geração, mas também composta por pessoas que se encontraram e se apaixonaram pela pecuária leiteira fazendo dela seu modo e estilo de vida. Sim, produzir leite pode ser considerado um estilo de vida, pois são 365 dias de dedicação, sem feriados e finais de semanas, mas a realização é vista nos olhos e nas conversas de quem se dedica a essa atividade.

Essa dedicação do homem do campo possibilita e propicia uma enormidade de oportunidades gerando emprego e renda a milhares de pessoas envolvidas na cadeia do leite. Seja antes ou depois da porteira, sua cadeia produtiva é extremamente importante para economia do Brasil. Além de ser um alimento muito saudável e nutritivo.

A produção leiteira evoluiu muito acompanhando os tempos modernos de hoje. Conta com ordenha robótica, sistemas de gestão eletrônicos etc. Bem diferente dos primórdios da atividade. Sistemas de criação estabulados, sistemas de resfriamento de vacas, todas as tecnologias para otimizar a produção e maximizar os lucros da atividade. A medicina veterinária evoluiu com exames mais rápidos e precisos como ultrassom e tratamentos mais eficientes e assertivos e com grande incremento na reprodução animal.

Inabor

Hoje o animal praticamente não vai mais a busca da comida, pois conseguimos desenvolver sistemas para produção e alimentação animal muito eficientes, o que mostra a grande habilidade das pessoas envolvidas, porque precisam compreender o bem-estar, produção, reprodução e saúde animal. Não obstante entender de agricultura, arar, plantar, colher, processar e alimentar os animais.

Por toda essa complexidade só nos resta agradecer e parabenizar cada produtor brasileiro de leite e me sinto muito grato, pois este foi o setor que me acolheu e onde desenvolvo meu trabalho.

Com isso me recordo de uma citação feita por um radialista norte-americano, Paul Harvey, que citou o seguinte texto no intervalo de um grande evento esportivo nos Estados Unidos, que penso ser uma homenagem ideal a todos os produtores rurais:

E no oitavo dia, “Deus olhou para baixo, viu o paraíso que havia planejado”.

“E disse eu preciso de um zelador”!

Então Deus criou o Produtor Rural

Deus disse “Eu preciso de alguém disposto a levantar antes do amanhecer ordenhar as vacas, trabalhar no campo o dia todo, ordenhar as vacas de novo, jantar e em seguida ir para cidade e ficar até tarde da noite em uma reunião do conselho de classe escolar”.

Deus disse “Eu preciso de alguém disposto a passar a noite ao lado de um potro enfermo e vê-lo morrer”. Depois secar os olhos e dizer “Quem sabe ano que vem”.

Eu preciso de alguém que saiba moldar o cabo de um machado com um pedaço de madeira, ferrar um cavalo, fazer um arreio usando sisal, sacos de ração e solas de sapato.

Alguém que em períodos de plantio e colheita irá finalizar sua semana de trabalho de 40 horas na terça-feira meio dia e logo em seguida trabalhar mais 72 horas.

Deus disse “Eu preciso de alguém forte suficiente para derrubar árvores e limpar baias, mas ao mesmo tempo gentil o suficiente para criar cordeiros, desmamar leitões e cuidar de frangos alguém que irá parar seu trator por uma hora para cuidar de um animal ferido”.

“Alguém que arasse a terra de forma profunda e reta com perfeição, alguém para semear, combater ervas-daninhas, adubar, arar, plantar tosquiar e coar o leite”.

Alguém que manteria uma família unida através de laços fortes, que iria rir e suspirar e depois responder com os olhos sorridentes, quando o filho dissesse que quer passar sua vida “fazendo o que o pai faz”.

 Muito obrigado produtor rural, e em especial aos nossos amigos produtores de leite!

 

Texto: So God made a farm/ Paul Harvey

Tradução livre.

Boa Lactação!                                                                  

 

Lissandro Stefanello Mioso

Médico Veterinário / Consultor Técnico

Este é um conteúdo de Inabor.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures