ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Inteligência Artificial no centro da produtividade da indústria láctea

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 08/11/2022

2 MIN DE LEITURA

0
0

por Leandro Campos*

 

De acordo com dados da Embrapa, nas últimas cinco décadas, a produção de leite no Brasil cresceu cerca de sete vezes, saltando de cinco para, aproximadamente, 35 bilhões de litros por ano. Junto a isso, a busca por novas tecnologias tem se intensificado na intenção de apoiar o aumento da produtividade, da eficiência e da sustentabilidade da produção de leite.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que o mundo terá 9,7 bilhões de habitantes em 2050, o que irá dobrar a quantidade de proteína animal consumida atualmente, sendo o leite considerado uma importante fonte desse tipo de alimento. Considerando o universo da pecuária 4.0, em especial das indústrias de lácteos, um caminho para esse desafio é adotar tecnologias, como a Inteligência Artificial (IA), para que seja possível acompanhar, por meio dos dados, toda a expansão e a evolução do setor.

Mas, para entender melhor como essa solução influencia em diversas tomadas de decisões, é preciso conhecer o fluxo da produção. Tudo começa na coleta de leite a partir dos tanques localizados nas fazendas dos produtores. Ainda neste processo, é possível reunir dados como temperatura e qualidade, volume de produção e localização geográfica. Além disso, outra origem de captação de dados é por meio do próprio produtor ou colaborador da fazenda, que apontam a produtividade por animal, as ocorrências de doenças e os gastos dentro da propriedade.

De posse desses dados, a Inteligência Artificial é capaz de transformá-los em informações estratégicas para o laticínio por meio de relatórios e dashboards. Essa gestão acontece praticamente em tempo real e as indústrias podem acompanhar as informações de volume fazendo comparações sobre a quantidade de leite prevista e o que foi realizado por região, assim como outros pontos de interesse, como temperatura e quais fornecedores não foram coletados dentro do previsto, o que torna possível tomar decisões e evitar baixa produção pelas unidades fabris ou o acúmulo de leite nas propriedades.

Além das questões sobre a produção em si, a Inteligência Artificial também consegue acompanhar o bem-estar dos animais, fazendo apontamentos como sua temperatura e do ambiente em que vive.

As indústrias de lácteos, a cada dia que passa, compreendem a importância de investir nestas soluções, entendendo menos como custo e mais como investimento. Obter assertividade nas tomadas de decisões, possibilita aumentar a eficiência e a competitividade na área industrial, tornando um caminho acessível para este setor.

A Inteligência Artificial vem para aperfeiçoar toda a cadeia do leite. Os processos, quando automatizados, impactam a cadeia promovendo uma gestão mais produtiva e eficiente para atender, cada vez melhor, o mercado de lácteos, isto é, desde o produtor até o consumidor final.

 

Leandro Campos é gerente comercial na Engineering, companhia e consultoria global de Tecnologia da Informação especializada em Transformação Digital.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures