ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Creme Nata: Como garantir estabilidade e homogeneidade durante todo o shelf life?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 02/06/2021

4 MIN DE LEITURA

0
0

No mercado nacional, o creme de leite é encontrado com diferentes percentuais de gordura e oferecido aos consumidores nas versões pasteurizado e UHT.

Dentre os cremes pasteurizados, se destaca o Creme Nata, um derivado Iácteo obtido a partir do creme de leite, resultante da padronização da gordura do leite por meio de centrifugação. Tecnicamente o Creme Nata é um creme de leite padronizado e pasteurizado, um produto fresco, com consistência mais firme e pastosa que o creme de leite pasteurizado tradicional.

A origem do Creme Nata remonta ao século XVIII, quando imigrantes alemães e italianos utilizavam o creme de leite que sobrava do pouco leite produzido na época para substituir a manteiga. Desde então, o Creme Nata tornou-se importante no hábito de consumo dos gaúchos fazendo parte dos tradicionais cafés coloniais. O produto em sua versão institucional é usado como ingrediente em confeitarias, padarias, sorveterias, bares, indústria de alimentos prontos, cozinhas industriais e restaurantes, como uma alternativa ao creme de leite tradicional.

Devido a essa tradicionalidade regional, o Creme Nata obteve reconhecimento legal, e em agosto de 2012, recebeu a sua própria normatização (BELOTI, 2015).

A Instrução Normativa n° 23 de 30 de agosto de 2012, define o Creme Nata como um o produto lácteo com conteúdo mínimo de 45% de gordura. Podendo ser homogeneizado ou não, submetido a processo de pasteurização, mediante um tratamento térmico suficiente para destruir todos os microrganismos patogênicos.  Regulamenta também a utilização de produtos derivados exclusivamente de leite ou soro que contenham proteínas lácteas em quantidades funcionalmente necessárias e que não superem 20g/kg (BRASIL, 2012). 

A adição ou correção dos sólidos lácteos utilizando-se leite em pó, soro em pó, concentrados proteicos e caseinatos, permite a melhoria do corpo e a estabilidade do Creme Nata durante o seu shelf life. (RODRIGUES, 2015).

Porém, para que se consiga um produto final untuoso, que proporcione boa espalhabilidade e que apresente textura firme e cremosa, faz-se necessário o uso de aditivos espessantes previstos na Instrução Normativa n° 23 de 30 de agosto de 2012, como a carragena e  goma guar, que podem ser adicionadas em quantidades máximas de 0,50% (m/m) sobre o produto final, e a gelatina, que deve ser adicionada de acordo com as boas práticas de fabricação e sem limite de uso máximo estabelecido (BRASIL, 2012). 

A utilização desses aditivos deve proporcionar baixo impacto sobre o incremento de viscosidade e consistência no produto durante a fabricação, permitindo que o Creme Nata apresente fluidez na planta industrial tanto a quente quanto a frio (RODRIGUES, 2015).

Creme NataDependendo da escolha dos aditivos adicionados, bem como do percentual de gordura utilizado e das etapas empregadas no processamento, é possível obter um Creme Nata com diferentes características de gel, corpo, espalhabilidade e estabilidade.

O sistema estabilizante e espessante GenkorLac Nata 0062 foi desenvolvido para que os laticínios possam obter um Creme Nata que apresente textura cremosa e homogênea, com boa espalhabilidade e sem separação de fases durante toda sua vida de prateleira, independente do teor de gordura presente na formulação e do tipo de processo fabril disponível em cada cliente. 

Para desenvolver soluções inovadoras aos clientes, a Alibra Ingredientes conta com profissionais que somam conhecimento técnico específico, vivência industrial, experiência de mercado e um olhar crítico sobre tendências de consumo, além de um Centro de Inovação equipado com plantas piloto modernas.

Sobre a Alibra Ingredientes

Fundada em 2000, a Alibra Ingredientes é uma empresa nacional especializada em fornecer ingredientes lácteos e não lácteos, misturas alimentícias em pó e queijos análogos para o mercado de alimentos e de bebidas.

Indústria de alimentos e de bebidas: fornecimento de ingredientes para indústrias de alimentos e de bebidas, de pequeno, médio e grande porte, dos mais variados ramos de atuação.

Food Service: ingredientes e produtos para o mercado de alimentação fora do lar, como: pizzarias, lanchonetes e restaurantes.

Gelados comestíveis: produtos e ingredientes para o mercado de sorvetes.

Varejo: fornecimento de compostos lácteos, achocolatados, farinha láctea e cereais em pó para atacadistas, supermercados e montadoras de cestas básicas.

Localização: Com duas unidades estrategicamente localizadas, em Campinas/SP e Marechal Cândido Rondon/PR, a Alibra conta com uma estrutura fabril e logística capaz de fornecer insumos e produtos finais para todas as regiões do Brasil, e em diversos países da América Latina, África, Oriente Médio, além do Caribe.

Para saber mais clique aqui.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

BELOTI, V. Hora do leite: Creme de leite e nata. Hora da Industria. 2015. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/artigos/industria-de-laticinios/hora-do-leite-creme-de-leite-e-nata-205795n.aspx. Acesso em 23 de março de 2021.

BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Instrução Normativa N. 23 de 30 de agosto de 2012. Estabelecer o Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Nata. Brasília, 2012. 

RODRIGUES, F. Creme de Leite – Nata. Queijos no Brasil. 2015. Disponível em: https://www.queijosnobrasil.com.br/portal/tudo-sobre-queijo/31-leite/creme-de-leite. Acesso em: 24 de março de 2021.

 

Elaborado por:

Marcus W. Lempk - Especialista técnico em laticínios

Érica R. Alssuffi - Gerente Técnica – Centro de Inovação e Aplicação 

 

Este é um material de Alibra Ingredientes.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures