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Creme de leite: Quais as preferências do consumidor ?

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 30/10/2023

2 MIN DE LEITURA

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O creme de leite é um dos derivados lácteos mais consumidos pelos brasileiros, e muito se deve à sua versatilidade resultante da sua indulgencia, textura e sabor percebidas em diferentes aplicações culinárias.

A presença e relevância do creme de leite em pratos salgados, doces, profissionais ou caseiros, especialmente aqueles com conceito “comfort food”, bem mais vistos nos lares brasileiros durante o lockdown ocasionado pela pandemia, e os inúmeros canais de venda à disposição do consumidor reforçam a posição do Creme de leite como o 2º produto lácteo de maior penetração nos lares brasileiros, atrás apenas do Leite UHT (1).

É verdade que nos últimos anos o mercado vem se transformando. Há pelo menos 10 anos, os consumidores têm observado a mudança no teor de gordura dos cremes de leite UHT passando de 30-25% gordura para 17%, 15% e mais recentemente 12-10% gordura, especialmente àqueles direcionados ao varejo (200g).  E, em meio a retração econômica que o país enfrenta há alguns anos, opções lácteas Low cost, como Creme com Soro UHT também surgiram no mercado.  

 Ao mesmo tempo, grandes marcas mantêm no mercado versões de creme de leite UHT com teores elevados de gordura entre 20 e 35% sem deixar de lado, portanto, o público de consumo de produtos gourmet/premium para uso culinário. 

Como o consumidor escolhe o creme de leite?

Sob a ótica do consumidor, algumas características são fatores de escolha e o fazem eleger uma marca ou outra. Características como textura cremosa ou gelificada, sinérese leve ou controlada, resistência a aplicações mais ácidas além da aparência e consistência após preparo culinário estão entre os principais atributos observados pelos consumidores e determinam sua preferência entre marcas.  

E, como alcançar tais características e ainda manter-se competitivo? Diferentes fatores técnicos e não técnicos, compõem o custo de um produto, porém, aqueles que empregam ingredientes altamente tecnológicos, são determinantes para alcançar a qualidade do produto que chega à mesa do consumidor.

O sistema estabilizante/espessante deve entregar textura, estabilidade e cremosidade no produto acabado, sem perder de vista a boa performance culinária e custo.

 

SOLUÇÕES HEXUS PARA CREME DE LEITE UHT

A Hexus possui soluções em estabilizantes/espessantes a base de hidrocoloides altamente tecnológicas e desenvolvidas de acordo com as características desejadas pelo cliente, processo e custo competitivo.

A definição da melhor solução para cada cliente considera fatores como:

· Categoria de produto:

1. Tradicional (Creme de leite UHT);
2. Low Cost (Misturas);
3. Gourmet (> 20% gordura);
4. Culinário (com gordura vegetal).

· Teor de gordura: do menor, 10 a 12%Gordura, ao maior nível, > 20%Gordura.
· Teor de Leite em pó desnatado. 
· Etapa da Homogeneização dowstream ou upstream.
· Baixa viscosidade durante o processo, reduzindo custos operacionais.
· Textura Cremosa, gelificada ou com baixa viscosidade.
· Controle de sinérese.
· Custo – benefício.

A tecnologia em estabilizantes/espessantes que compõem a linha HX CL  é extensa. E, através de uma avaliação completa como características reológicas desejadas, processo produtivo, público alvo e target de custo é possível personalizar soluções Hexus para cada cliente contribuindo, dessa forma, para o sucesso do produto em diferentes praças.

Sabendo disso, as indústrias devem acelerar e aproveitar as oportunidades no final de ano, em que  historicamente os eventos/festas nesse período incrementam um crescimento próximo a 30% em relação à média de venda do ano, principalmente para leite condensado e Creme de leite (2).

Fonte:

1 Adaptado de SIQUEIRA, Kennya. O consumo de creme-de-leite em numeros. Revista Balde branco, Julho, 2022.

2 https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/77701681/em-meio-a-incertezas-mercado-lacteo-espera-recuperacao-em-2023

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