ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Conheça a melhor solução para o controle parasitário em vacas leiteiras: tratamento sem descarte de leite

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 08/04/2010

7 MIN DE LEITURA

10
0


Introdução

Eprinex® Pour-On apresenta como princípio ativo a eprinomectina a 0,5%, que foi selecionada dentre mais de 500 endectocidas do grupo das Lactonas Macrocíclicas (avermectinas: ivermectina, abamectina, doramectina; e milbemicinas: moxidectina) estudadas. Nesta seleção buscou-se:

- Alta potência e amplo espectro antiparasitário;
- Facilidade e menor estresse na aplicação;
- Alta segurança aos animais e ao homem;
- Aplicação tópica (Pour-On) "resistente" às mais diversas condições climáticas;
- CARÊNCIA DE "ZERO" DIAS PARA O LEITE DAS VACAS TRATADAS.

1) O que significa CARÊNCIA DE ZERO DIAS PARA O LEITE?

Estima-se que para a produção de 1 litro de leite são necessários entre 300 e 500 litros de sangue que passam pela glândula mamária da vaca. Portanto, podemos dizer que o leite é o sangue transformado na glândula mamária.

Os produtos sistêmicos que após a aplicação chegam à circulação sanguínea podem alcançar o leite, o que é denominado Resíduo. Os resíduos podem ser tanto os princípios ativos inalterados quanto, produtos do metabolismo no organismo do animal tratado, denominados metabólitos. Por isso, podemos dizer que a maioria dos produtos sistêmicos deixa resíduos no leite das vacas tratadas e que o termo "Resíduo Zero" não é o correto, pois mesmo pequenas parcelas de resíduos serão encontradas no leite, carne ou vísceras dos animais tratados.

CARÊNCIA ZERO DIAS, significa que os níveis de resíduos encontrados no leite, carne ou vísceras dos animais tratados com determinado produto estão abaixo do limite máximo estabelecido.

Esse limite é denominado Limite Máximo de Resíduo (LMR). Existem diferentes parâmetros de LMR nos diversos países do mundo. No Brasil é determinado pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), nos Estados Unidos pelo FDA (Food and Drug Administration) e na Comunidade Europeia pelo CODEX ALIMETARIUS, um programa conjunto entre a FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) e OMS (Organização Mundial da Saúde). Geralmente as normas do FDA e do CODEX ALIMENTARIUS são bastante rigorosas e não permitem, por exemplo, que o leite de vacas tratadas com a ivermectina, mesmo em formulações Pour-On, seja destinado ao consumo humano, mesmo em fabricação de derivados.

Portanto, o período de carência é aquele medido em dias, nos quais os resíduos da droga são eliminados do organismo dos animais tratados e estão abaixo do LMR. Dependendo da substância e formulação do produto veterinário, teremos um maior ou menor período de carência para a utilização do leite, carne ou vísceras dos animais tratados, antes do seu destino ao consumo humano.

A eprinomectina é a única droga do grupo das Lactonas Macrocíclicas com DESCARTE DE ZERO DIAS tanto para o leite quanto para a carne e vísceras (Carência de Zero Dias para o Abate), mesmo na América do Norte e na Europa. Portanto é o único endectocida com CARÊNCIA DE ZERO DIAS aprovado no mundo inteiro para uso em bovinos.

2) Por que Eprinex® Pour-On tem Carência de ZERO DIAS para a comercialização do leite das vacas tratadas?

Em virtude de uma modificação na estrutura química molecular da ivermectina (substituição de um grupo hidroxila por um grupo epi-acetilamino na posição 4´´ da porção dissacarídica da molécula) que resultou na eprinomectina. Isso dificulta a passagem de resíduos da eprinomectina para o leite das vacas tratadas, sem prejudicar a potência antiparasitária e segurança da droga.

3) Como estimar a capacidade ou os níveis de resíduos de lactonas macrocíclicas no leite das vacas tratadas?

Farmacologistas, especialistas que estudam os aspectos relacionados às drogas, realizaram estudos que demonstraram a existência de uma relação entre a distribuição de resíduos das lactonas macrocíclicas, que se encontram no plasma (sangue) e, o leite das vacas tratadas. Esta relação é denominada Coeficiente Plasma/Leite ou Kp/m (o m se refere a "milk", leite em inglês). O coeficiente compara a quantidade de resíduos encontrados no plasma versus a quantidade encontrada no leite. As Lactonas Macrocíclicas (Ls.Ms.) com Kp/m ≥1 são aquelas que apresentam maior passagem e, portanto, maior concentração de resíduos no leite. Em contrapartida as Ls.Ms. com kp/m<1 são aquelas com menor concentração no leite das vacas tratadas.

Portanto, Ls.Ms. com Kp/m ≥1 exigem períodos de descarte do leite, maiores ou menores de acordo com a droga e sua formulação. A eprinomectina apresentou kp/m = 0,102±0,048, ou seja, cerca de 10 vezes menor que os níveis que definem as baixas concentrações no leite. Por esse motivo o Eprinex® Pour-On mostra ZERO DIAS DE DESCARTE PARA O LEITE das vacas tratadas.

4) Quando tratar as vacas e novilhas leiteiras com Eprinex® Pour-On?

Os parasitos são encontrados no ambiente e nos animais em qualquer época do ano. Os prejuízos por eles determinados variam conforme a intensidade da carga parasitária (verminose clínica ou subclínica), a idade dos animais, o momento fisiológico pelo qual estão passando, dentre outros fatores. Veja alguns:

- Verminose Clínica: é o tipo de manifestação em que os animais mostram claramente sinais de verminoses, como: diarreia, anemia, abdômen distendido, edema submandibular, dentre outros. É a forma menos frequente e dificilmente encontrada em animais adultos.

- Verminose Subclínica: não há sinais evidentes de verminoses, entretanto a produtividade é roubada. É o tipo mais frequente de manifestação das verminoses, tudo parece estar bem, mas estudos demonstram queda na ingestão de alimentos. Esse quadro é denominado ANOREXIA, maior tempo em descanso e, consequentemente, menor produtividade dos animais.

- Momento Fisiológico: é o período de relaxamento imunológico que as fêmeas passam ao final da gestação. Com relação às verminoses, tal momento geralmente inicia-se 8 a 6 semanas antes do parto, persistindo até 4 a 5 semanas após. O ápice deste fenômeno ocorre logo após o parto, na primeira semana. Este é um momento crítico nas vacas, especialmente nas leiteiras, pois coincide com as máximas exigências para plena produção leiteira. Portanto, a vaca entra num processo denominado Balanço Energético Negativo (BEN), que persiste por aproximadamente 45 a 60 dias após o parto. Sabe-se que o principal efeito negativo da verminose subclínica é a Anorexia, quadro de relaxamento imunológico peri-parto, que agrava o BEN. Portanto, existe um momento extremamente importante para o tratamento nas vacas leiteiras, que é o mais próximo possível do parto.

Eprinex® Pour-On é a melhor opção para esse quadro, já que é o único endectocida em todo o mundo com CARÊNCIA DE ZERO DIAS para o leite das vacas tratadas e, de maior potência e espectro de controle dos principais vermes dos bovinos. Um ótimo momento para o tratamento, é o dia da entrada das vacas na linha de ordenha após o parto (período necessário para transformação do colostro e leite de transição, em leite, que é mais ou menos o 4º dia após o parto - no campo costumam mencionar "dias para limpar o leite").

Diferenciais do Eprinex®

1) Potência Anti-helmíntica

- Eprinex® Pour-On apresenta potência singular no controle dos principais parasitos internos dos bovinos. Estudos realizados demonstram eficácia de mais de 99% sobre estágios adultos, imaturos em desenvolvimento e, em hipobiose dos mais importantes vermes redondos gastrointestinais e pulmonar dos bovinos. Controla, inclusive, estágios adultos e imaturos do Nematodirus helvetianus e estágios adultos do Trichuris spp, vermes até então não plenamente controlados por outros antiparasitários;

- Eprinex® Pour-On apresenta alta persistência no controle dos principais parasitos internos dos bovinos, variando entre 3 a 4 semanas, dependendo da espécie ou gênero de vermes redondos.

2) Eficácia sob as mais diversas condições de meio ambiente (temperatura e ocorrência de chuvas)

Eprinex® Pour-On é o único antiparasitário Pour-On com comprovada resistência às chuvas. Estudos demonstraram que não há alterações na eficácia do tratamento com o produto quando aplicado em animais com o pelo molhado ou submetidos a chuva após o tratamento.

3) Retorno Financeiro positivo

Estudos de produtividade com Eprinex® Pour-On demonstraram significativos aumentos na produtividade de vacas leiterias tratadas. Em um dos estudos, realizado com vacas na Nova Zelândia, observou-se que:

- A produção diária de leite e de proteínas no leite, foi significativamente (p<0,05) maiores, em vacas e novilhas leiteiras tratadas com Eprinex® Pour-On do que, em animais controle tratados com placebo (19,85 kg vs. 19,42 kg de leite/dia e 0,661 vs 0,650 kg de proteína/dia);

- Novilhas de primeira cria tratadas com Eprinex® Pour-On tiveram o intervalo entre o parto e concepção significativamente (p<0,05) mais curto (79,7 dias vs. 92,6 dias) e taxas mais altas de concepção ao primeiro serviço (58% vs. 38,1%) comparadas às novilhas controle tratadas com placebo. A taxa de concepção das novilhas tratadas com Eprinex® Pour-On também foi significativamente (p<0,10) mais alta (89% vs. 78%).

4) Único endectocida com DESCARTE DE ZERO DIAS para o abate dos animais tratados

Eprinex® Pour-On também não deixa resíduos penalizáveis na carne e vísceras dos bovinos tratados.

5) Controle de importantes ectoparasitos

- Moscas dos Chifres com persistência de até 7 dias após o tratamento;
- Berne;
- Sarnas Corióptica e Sarcóptica;
- Piolhos sugadores e mastigador.

6) Eficácia sobre o carrapato

Eprinex® Pour-On é indicado como auxiliar no controle do carrapato. Os níveis de eficácia do produto nos estudos realizados não superaram 90%. Portanto, ao iniciar um programa de controle parasitário numa fazenda de Gado Leiteiro, faça coletas de teleóginas para envio e realização de biocarrapaticidograma. Assim você obterá informações de quais são as drogas carrapaticidas eficazes e então poderá traçar um Programa de Controle Estratégico Integrado.



Para maiores informações entre em contato pelo box abaixo:

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

IZABEL DA ROSA

CAMBORIÚ - SANTA CATARINA

EM 27/11/2022

Bom dia gostaria de adquirir o produto quero saber o valor
RONI NASCIMENTO

EM 27/06/2022

Boa noite, gostaria de saber mais informações sobre o produto... 38998596699 zap
MARCELO CARDOSO

VALENÇA - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/01/2022

Quero fazer contato pelo ZAP ou telefone para tirar algumas dúvidas sobre o melhor medicamento com carência zero para vaca em lactação
GALDINO HENRIQUE

NANUQUE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/04/2020

Me chame no ZAP 33 999488639
GILBERTO G MAZETO

NOVA GRANADA - SÃO PAULO

EM 07/01/2019

Tenho 2 grandes problemas: carrapatos e mosca do chifre. Resolvo esses problemas com esse produto? Qual o preço e onde comprar.
Enviar resposta para:
gilgmazeto2009@hotmail.com
GILBERTO G MAZETO

NOVA GRANADA - SÃO PAULO

EM 02/01/2019

Tenho 2 grandes problemas: carrapato e mosca do chifre. Com esse produto resolvo os dois?
NADINE ANDRADE

EM 29/10/2018

Da para usar em vaca na final da gestação
NADINE ANDRADE

EM 29/10/2018

Da para usar na vaca na final da gestação
MAURICIO ADRIANA FERREIRA PINHEIRO

EM 18/04/2018

Gostaria de saber qual o valor desse remédio....?
PRISCILA HUPALO

EM 19/03/2018

Gostaria de saber o valor???

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures