ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Com uso de tecnologia de ordenha robotizada, Cabanha DS supera os próprios limites e se torna referência em produtividade

NOVIDADES DOS PARCEIROS

EM 18/11/2022

5 MIN DE LEITURA

0
2

 

Propriedade da família Secco produz cerca de 3.300 litros de leite por dia e tem perspectiva de aumento de produção

A Cabanha DS, de Vila Lângaro no Rio Grande do Sul, tem, antes de tudo, uma história de superação e resiliência. A família proprietária está de volta à atividade leiteira há pouco mais de um ano, depois de ter enfrentado dificuldades na produção que quase resultaram no encerramento das atividades. Atualmente em processo de sucessão, todo gerenciamento e manejo da propriedade é realizado pela própria família, tendo como irmãos fundadores Delarcir e Daniel Secco, e posteriormente os filhos João Vitor Secco, Gustavo Moretti Secco e Marcos Moretti Secco.

Nessa retomada de produção a família optou inicialmente por adquirir poucos animais, cerca de 40 novilhas, todas certificadas e dentro do padrão sanitário necessário para iniciar a produção. No dia 16 de junho de 2020 foi feita a primeira entrega de leite para o laticínio local, que recebeu 80 litros de leite produzidos por dois animais em lactação. Em outubro já eram seis animais lactantes e, nessa etapa, novas oportunidades surgiram, como a aquisição de 162 animais de uma propriedade em Chapecó (PR).

A fazenda que começou com 40 animais conta hoje com um rebanho de 206 fêmeas da raça Holandesa, das quais 81 estão em lactação. “Uma das nossas principais características é ter animais muito jovens, que ainda não estão produzindo no momento, exatamente por termos pouco tempo de atividade e priorizarmos o crescimento do nosso rebanho por meio da recria”, explica João Vitor Secco.

Cabanha DS

Atualmente a propriedade produz cerca de 3.300 litros de leite por dia, com perspectiva de aumento de produção. Internamente o trabalho está sendo direcionado para aumentar a média de produção de leite por animal/dia e o número total de animais.

Atingir esses números foi um processo demorado e calculado, no qual a família percebeu a necessidade de investir em automação, já que em cinco pessoas era praticamente impossível dar conta de todas as demandas da fazenda sem negligenciar alguma atividade.
 

Mais do que um robô

“Quando decidimos voltar para a atividade leiteira já havíamos definido que iriamos investir em um robô de ordenha. Todos que trabalham com leite procuram sempre implementar na propriedade a melhor tecnologia disponível no mercado, afinal, são muitos os fatores envolvidos, do bem-estar animal até a qualidade do leite. Por ter pouco tempo disponível nossa pesquisa por essa tecnologia foi feita pela internet, vídeos, depoimentos e reportagens, naturalmente chegamos até a Lely”, explica João.

Os primeiros equipamentos adquiridos foram dois Lely Astronaut A5. No Brasil, de maneira geral, esses são os primeiros equipamentos Lely que entram nas fazendas, pois são robôs de ordenha e vem para suprir a necessidade de mão de obra. “Gosto de ressaltar sempre que quando se inicia o trabalho com o Astronaut é possível perceber que a ordenha é o menor dos trabalhos executados pela ferramenta, pois o que ela realmente agrega em questão de monitoramento, controles produtivos, reprodutores, qualidade do leite, sanidade dos animais, saúde, é o real benefício que o Astronaut nos traz, e vai muito além da ordenha”, frisa o pecuarista.
 

Lely Astronaut

O Lely Juno foi o segundo equipamento adquirido. Uma compra estratégica para garantir o fornecimento permanente de alimentos na pista de trato, próxima ao cocho. Uma vez que a presença humana é diminuída pelo trabalho de automação e se torna necessário manter o fornecimento de alimentos aos animais, mesmo em períodos nos quais não há manejo manual.

“Atualmente trabalhamos com uma média de 40 litros de leite animal/dia, e o Astronaut é fundamental para garantir esse desempenho. Nestes nove meses em que estamos atuando com essa ferramenta já percebemos diferenças na qualidade do leite, em questão de CCS e CTB (índices de avaliação da qualidade do leite), esses são alguns dos benefícios e, consequentemente, isso traz uma maior longevidade da vida produtiva das vacas”, ressalta João.

Bem-estar animal é outro ponto destacado pelo pecuarista, pois a automatização garante que a ordenha seja feita conforme a necessidade do animal, acarretando ganhos de bem-estar, sanidade e aumentando a produtividade e qualidade do leite.

Reflexos vistos também na qualidade de vida da família Secco, que não precisa mais trabalhar 24 horas por dia 7 dias da semana. “Agora conseguimos otimizar melhor o nosso tempo, estar mais perto da família, esse certamente é o primeiro e principal ganho que tivemos”, reflete.

Reconhecimento do trabalho bem-feito

A Cabanha DS da família Secco conquistou o 3º lugar no Prêmio de “Referência Leiteira" do estado do Rio Grande do Sul, destacando-se por sua eficiência produtiva e qualidade do leite. Já na categoria “Produtividade da Mão de Obra” ficou em segundo lugar. A premiação ocorreu durante a Expointer 2022 e contou com 107 fazendas participantes.

“Para nós foi muito importante participar do concurso, assim conseguindo comparar os resultados obtidos com outras propriedades. Além disso, estes resultados mostram que estamos no caminho certo e nos motiva a estar sempre buscando melhorar, para conseguir um melhor desempenho produtivo e oferecer ao mercado um produto de excelente qualidade”, destaca.

Olhos voltados para o futuro

“Quando voltamos para a atividade leiteira já tínhamos decidido que não queríamos produzir apenas para a indústria convencional, nosso objetivo sempre foi trabalhar bem nosso rebanho para produzir em um curto prazo leite tipo A. Já iniciamos os trabalhos com melhoramento genético e de qualidade do leite, para que no futuro próximo possamos começar a produzir leite A e derivados. A aquisição do Astronaut já integrava nossos planos de industrialização, por ele ser capaz de entregar um produto de maior qualidade”, finaliza João Vitor Secco.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures