Na sua apresentação abordará aspectos relativos ao ambiente do rumem e como ele se constitui em um eco-sistema complexo. A fermentação é conduzida por uma combinação de bactérias, fungos e protozoários e eles podem formar mais do que 60% da massa microbiana total. Mais de 200 espécies de bactérias ruminais já foram identificadas até então, cada qual com um papel específico na dinâmica do funcionamento do rumem. As funções incluem degradação ou utilização de celulose, hemi-celulose, amido, açúcares, proteínas e lipídios, e a formação de metano. Quando a dieta é alterada, ou oferecendo boa qualidade de pastagem ou de alimentos concentrados, o equilíbrio da população do rumem mudará em resposta.
Também discutirá uma situação importante do ponto de vista do funcionamento desta dinâmica, onde a acidose ruminal cada vez mais está ficando caracterizada como a mais comum das desordens em ruminantes, mostrará como ela pode estar relacionada ao alimentar os animais com alimentos rapidamente fermentáveis para níveis mais altos de produção. Muitos casos são compostos por uma falta de fibra estrutural efetiva na dieta sendo que a acidose pode reduzir o desempenho tanto diretamente, reduzindo a ingestão de alimentos, por exemplo como indiretamente por condições associadas como laminite. Até que ponto o desempenho estará reduzido dependerá do grau da falta de gerenciamento do rumem.
Outro ponto que abordará será a laminite como um exemplo interessante do vínculo entre saúde do rumem e saúde do animal. Sendo um problema multi fatorial, é uma das razões mais comuns para descarte de vacas do rebanho leiteiro. As estratégias de manejo para reduzir o risco da acidose sub-aguda serão discutidas, já que este é um problema difundido que tem implicações sérias no longo prazo para saúde e produtividade do rebanho.
As apresentações serão realizadas no dia 17 de maio às 14:00 hs no Auditorio da Biblioteca Central da Universidade de Passo Fundo com entrada livre e no dia 19 de maio às 13:30 hs durante o VII SIMPÓSIO GOIANO SOBRE MANEJO E NUTRIÇÃO DE BOVINOS DE CORTE E LEITE que ocorrerá entre 18 a 20 de maio de 2005 no Auditório da FAEG (RUA 87 - Nº 662 - SETOR SUL - GOIÂNIA, GO - (19) 3232 7518).

Foto: "Animais submetidos à um regime alimentar intenso são os mais propensos ao aparecimento da acidose sub aguda".
Para receber o resumo completo das apresentações, por favor preencha o formulário abaixo.
Fonte: Lallemand